Saiba tudo sobre a insuficiência renal em gatos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes

Animais domésticos como cães e gatos estão propensos a inúmeras patologias relacionadas ao sistema urinário, e por isso a insuficiência renal é uma preocupação constante para tutores, já que é uma afecção muito comum nestas espécies. Em gatos ela é ainda mais frequente, e estima-se que 1 a cada 3 gatos acabará enfrentando-a.

A insuficiência renal é uma doença que ataca os rins, ocasionando problemas nos néfrons que são os filtros responsáveis pela eliminação de substâncias tóxicas do organismo. No caso dos felinos, estes animais possuem uma quantidade de néfrons quase duas vezes menor do que cães, e desta forma com o passar dos anos os felinos acabam tendo maiores problemas. Além disso, quando acometidos por esta doença, os animais chegam a perder até 2/3 da quantidade de néfrons que possuíam antes. Em consequência, os rins acabam não desempenhando suas funções corretamente por um período de tempo e acabam causando complicações sérias nos felinos.

Importância dos Rins

Para falarmos de insuficiência renal, é importante que se entenda primeiramente qual o papel dos rins: eles são a peça chave para a manutenção da saúde, pois através da urina, removem materiais não aproveitados pelo organismo, que foram ingeridos através da alimentação ou produzidos pelo metabolismo. Eles são produtores de alguns hormônios, e entre eles a Eritroetina que é responsável pela síntese de glóbulos vermelhos, os quais se sabe que são essenciais para o animal. Os rins também auxiliam no controle da pressão arterial e na regulação do fluxo sanguíneo.

Leia também: Alimentação natural ou ração: qual é a melhor para o seu pet?

Quando afetados pela doença, os rins ficam impedidos de filtrar as toxinas do sangue da forma que deveriam. O resultado disso é o acúmulo de toxinas na corrente sanguínea e também o acúmulo de líquidos corpóreos.

Doença Renal

É comum que ela se apresente de duas formas: forma aguda, conhecida como Insuficiência Renal Aguda (IRA) ou Doença Renal Aguda (DRA), e a forma crônica usualmente chamada de Insuficiência Renal Crônica (IRC) ou Doença Renal Crônica (DRC). A IRA causa uma diminuição no funcionamento dos rins e pode ser ocasionada por alguma intoxicação que o animal sofra e geralmente se manifesta por uma semana, ou no máximo um mês, de forma agressiva e rápida. Já a IRC está fortemente ligada à lesões nos rins que não possuem tratamento, e é relacionada ao processo de envelhecimento dos animais, acometendo principalmente animais mais velhos e se estendendo por um período prolongado, de meses até anos.

A IRC como citada anteriormente, ocorre de forma lenta e gradual, e pode demorar anos até que se note a diminuição do funcionamento renal. Ela pode ter três origens: congênita, familiar e adquirida. Porém, normalmente a insuficiência renal crônica é baseada em causas congênitas e/ou familiares, relacionadas à raça, histórico familiar e idade do animal. Estudos indicam que certas raças de gatos como Persa e Angora têm maior predisposição genética à doença e com isso, maior risco de sofrerem com a insuficiência renal.

Causas, diagnóstico e tratamento

É difícil atribuir uma causa pois são muitos os fatores que podem levar ao desencadeamento da doença. Porém, alguns estudos indicam que ela normalmente ocorre devido a uma alimentação ineficiente, que se alia ao fato de que os felinos não possuem o habito de beberem água com frequência. Além disso, outras possíveis causas de insuficiência renal em gatos, incluem:

  • Pressão arterial alta;
  • Câncer;
  • Pedras nos rins;
  • Ingestão de substâncias tóxicas;
  • Doença dentária avançada;
  • Predisposição genética;
  • Idade avançada;
  • Alimentação desequilibrada, com altos níveis de sódio, proteína e fósforo.

Pode ser complicado diagnosticar e diferenciar os sintomas da DRC de outros distúrbios como diabetes e hipertireoidismo. E normalmente os sinais desta doença não aparecem facilmente até que aproximadamente 75% da função renal já esteja comprometida, e por isso é importante se atentar a alguns sinais, como:

  • Mudança de apetite;
  • Sede excessiva;
  • Micção ou falta frequente;
  • Urina com presença de sangue ou turva;
  • Vomito;
  • Perda de peso;
  • Letargia ou depressão;
  • Diarreia ou constipação;
  • Entre outras…

É de extrema importância que ao notar quaisquer um dos sintomas listados o Médico Veterinário seja consultado, pois desta forma quanto mais rápido a doença for diagnosticada, maior será o tempo para tratar as causas subjacentes ou retardar a progressão da doença.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Infelizmente a insuficiência renal não tem cura, mas a boa notícia é que quando descoberta em estado inicial, o tratamento adequado pode prolongar a vida dos felinos em dois ou até três anos, minimizando o estado de deterioração dos rins. Pode-se tratar também os sintomas da doença, proporcionando melhor qualidade de vida ao animal que se encontra sob esta condição, e o tratamento a ser seguido deve ser prescrito por um Médico Veterinário, o qual irá apontar os medicamentos e cuidados necessários para com o animal.

Relação da doença com a dieta

insuficiência renal

Há pesquisas que apontam que uma alimentação equilibrada é a chave para a garantia da qualidade de vida de um gato com insuficiência renal. Inclusive, existem rações no mercado pet próprias para animais de companhia nefropatas, que possuem níveis balanceados de proteína e fósforo, que por sua vez auxiliam na redução da gravidade dos sintomas e na progressão da doença. Normalmente são formuladas por Zootecnistas que são profissionais qualificados da área de nutrição animal.

Após o diagnóstico de um quadro de doença renal em gatos, é importante que o tutor passe a prestar mais atenção no alimento que o animal está consumindo. A dieta para um paciente com insuficiência renal deve conter níveis mais baixos de proteínas e ser composta por proteínas de alto valor biológico, contendo apenas aminoácidos essenciais, que serão melhor digeridos e utilizados no organismo e que irão evitar a formação de compostos nitrogenados não proteicos. É também imprescindível se atentar aos níveis de sódio da dieta, que devem ser baixos a fim de evitar problemas como hipertensão. E por fim, aos níveis de fósforo, uma vez que a hiperfosfatemia (nível de fósforo sérico elevado) propicia uma maior velocidade de progressão da DRC.

Se o tutor optar por fornecer alimentação natural ao seu gato, a dieta deve atender as exigências nutricionais do animal, bem como suprir todos os níveis de minerais e vitaminas, já que estudos comprovam que deficiências de ferro, folatos e vitaminas do complexo B podem levar à anemia, que compromete ainda mais a qualidade de vida dos gatos com DRC.

Por fim, a insuficiência renal é considerada uma doença grave, por ser irreversível e agir de forma progressiva, não proporcionando um prognóstico favorável ao animal. Porém, atentando-se a fatores como o manejo nutricional, é possível reduzir o progresso da doença e proporcionar ao animal maior tempo e qualidade de vida.

Referências:

BARBER, P. (2003). Diagnosis and management of chronic renal failure in the cat. In practice, 25(6):306- 313.

BARBOSA, C. R.; PICANÇO, Y.; CABRAL, Í.; PIRES, A. P.; COSTA, L. F. A.; AMARAL, T. E.; PASSOS, C. T. S. (2019). Manejo nutricional de cães e gatos nefropatas. Pubvet, 13(1), 1-8.

BARTGES, J. W. (2012). Chronic kidney disease in dogs and cats. Veterinary Clinics: Small Animal Practice, 42(4):669-692.

CASTRO, M. C. N., MARCELLO, G. C., ALENCAR, N. X. & FERREIRA, A. M. R. (2009). Avaliação da relação proteína-creatinina urinária em gatos com doença renal crônica. Pesquisa Veterinária Brasileira, 29(8):605-609.

POLZIN, D. J. (2011). Chronic kidney disease in small animals. Veterinary Clinics: Small Animal Practice, 41(1):15-30.

QUEIROZ, L. L. & FIORAVANTI, M. C. S. (2014). Tratamento da doença renal crônica em pequenos animais: um guia para o médico veterinário. Enciclopédia Biosfera, 10(18):1-33.

RUBIN, S. I. Chronic renal failure and its management and nephrolithiasis. In: Veterinary Clinics of North America: Small Animal Practice, v. 27, n. 6, p. 1331-1354, 1997.

TOLEDO-PINTO, Eliane Aparecida; RENNÓ, Pauyra. Insuficiência Renal Crônica em Cães e Gatos: revisão de literatura. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, FAEF-Garça/SP, ano, v. 5, p. 134-139, 2005.

TOZZETTI, Danilo Soares; ÂNGELO, G.; LOT, RFE. Insuficiência renal crônica em cães e gatos revisão de literatura. Revista Científica Eletrônica De Medicina Veterinária, ano, v. 6, 2009.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »