Alimentação natural ou ração: qual é a melhor para o seu pet?

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.005 outros assinantes

Você já deve ter ouvido falar que a alimentação natural é muito mais benéfica para os cães e gatos se comparada a ração, porque é natural e mais saudável. Mas isso realmente é verdade?

A alimentação natural pode ser definida como uma dieta composta por ingredientes de origem animal e vegetal que não tenham sido submetidos a um processamento, exceto o processamento físico, de calor ou fermentação e precisa ser livre de aditivos sintéticos.

As principais modalidades de alimentação natural são dietas caseiras ou preparadas comercialmente, cruas ou “in natura”, vegetarianas ou veganas. Todas as modalidades exigem conhecimento especializado, somente um profissional qualificado pode formular uma dieta equilibrada que garanta a saúde, bem-estar e longevidade dos animais.

A ração é um alimento seco completo, balanceado e saudável. Ela é composta por ingredientes de origem vegetal e animal, premix mineral-vitamínico e aditivos. No geral, os ingredientes são moídos, misturados e adicionados ao processo de extrusão (o produto é cozido sob efeitos de fricção, atrito, temperatura, umidade e pressão). Após a extrusão, o alimento sai no formato de grânulos, e é direcionado ao processo de secagem para a retirada do excesso de umidade.

No mercado, encontramos várias marcas e linhas de ração, como as econômicas, padrão, premium e super premium. Por isso, no momento da compra sempre existe aquela dúvida de qual é a melhor, no entanto se a ração for formulada de maneira adequada, com todos os ingredientes necessários para atender as exigências nutricionais dos cães e gatos, até a linha econômica cumprirá a sua função.

A principal diferença entre as linhas comerciais está na qualidade dos ingredientes utilizados, no teor de energia metabolizável, na digestibilidade e na proporção de ingredientes de origem animal como fontes de energia e proteína.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ALIMENTAÇÃO NATURAL

A alimentação natural possui alta palatabilidade, por isso é mais aceita pelos animais que possuem apetite caprichoso, tem maior variedade de ingredientes frescos e de qualidade. Ela é indicada para animais com problemas de saúde específicos (problemas de pele, alergias, obesidade, diabetes), é possível adaptar os níveis proteicos e energéticos de acordo com a necessidade e o momento de vida do animal.

Leia também: Plantas tóxicas para pets

As principais desvantagens da AN são as variações nutricionais quando não está balanceada adequadamente, por isso é fundamental que a dieta seja formulada e prescrita por um profissional capacitado, médico veterinário ou zootecnista.  

A alimentação natural possui um risco maior de contaminação biológica, uma vez que os alimentos precisam ser cozidos, higienizados, refrigerados ou congelados de forma adequada.

Por isso, exige maior tempo no preparo. Não pode ficar exposta no comedouro por horas, sendo inviável para tutores que possuem tempo limitado. Exige a suplementação de vitaminas e minerais, o que a torna mais cara se comparada ao custo dos alimentos extrusados de qualidade.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA RAÇÃO

Quando formulada adequadamente, a ração é um alimento completo e balanceado porque atende todas as exigências nutricionais do seu animal.

É um alimento com baixo teor de umidade, apresentando boa estabilidade em temperatura ambiente, o que facilita armazenar e conservar, então possui menor risco de contaminação biológica.

Auxilia na diminuição do tártaro dentário, pois é composta por grânulos que ao serem mastigados pelo animal, ajudam na limpeza dos dentes. O custo é relativamente baixo se comparado ao da alimentação natural. O fornecimento é simples, mas é fundamental pesar a quantidade adequada para o animal. É um alimento que permite mais comodidade para o tutor.

A desvantagem da ração é que ela não é muito aceita pelos animais com apetite caprichoso e pode não ser indicada para animais idosos, que já perderam os dentes, porque é mais dura. Por isso, existem as opções de alimentos semiúmidos e úmidos.

Portanto, não existe alimento mais benéfico ou menos benéfico, ambos vão garantir a saúde do seu animal, a única questão é que a alimentação natural precisa ser formulada por profissionais e não pelos tutores, e a ração precisa ser de qualidade e fornecida em quantidades adequadas.

A melhor escolha vai depender das condições de saúde do seu animal, da preferência e fase de vida. Uma outra questão, mas não menos importante, é a sua rotina e o quanto você está disposto a investir na alimentação do seu cão ou gato.

Para saber mais sobre assuntos de nutrição e alimentação de cães e gatos, siga meu Instagram: @juliananutripet

Referências:

ABINPET. Associação brasileira da indústria de produtos para animais de estimação. Manual pet food Brasil, 2019.

Coutor, Humberto Pena. Nutrição e alimentação de cães e gatos/ Humberto Pena Couto, Gabriela Soares C. P. Corte Real. – Viçosa: Aprenda fácil. Editora, 2019.

6 respostas

  1. Olá, parabéns pela publição está muito boa.

    Eu me chamo Welder e tenho um blog que não é voltado para a zootecnia, no entanto eu despertei um interece a uns 3 dias de criar mais um blog e dessa vez voltado para assuntos zootécnicos porque eu estou cursando essa área na faculdade. Conheci esse blog de vocês hoje e achei incrível o que fazem aqui, eu gostaria, se possível, de algumas dicas de vocês de como posso começar a tratar dos assuntos, onde consigo artigos confiaveis para me basear e argumentar sobre os temas, áreas que eu poderia falar em geral, enfiim, apenas algumas dicas. Muito obrigado pela atenção.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »