Compost Barn: qual material de cama utilizar?

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes
compost barn

Se tratando de sistemas de confinamento voltados para bovinos leiteiros, o Compost Barn vem sendo cada vez mais aceito pelos produtores. Isto porque esta instalação proporciona um ambiente confortável e seco durante o período de lactação.

Porém, alguns produtores vêm adotando o sistema para abrigar não só os animais lactantes, mas sim novilhas, vacas secas e pré-parto.

Além disso, a adesão desse sistema traz inúmeros benefícios como: aumento na produção e qualidade do leite, diminuição de problemas de perna e casco, animais mais limpos e confortáveis, redução da contagem de células somáticas (CCS), aumento da detecção de cio, menor odor e incidência de moscas, redução no uso de medicamento para combater carrapato, além de melhores condições de trabalho aos produtores. (Damasceno et al., 2020)

Escolha da cama de Compost Barn

Todo e qualquer sistema voltado para produção de bovinos de leite pode sofrer com adversidades. E assim, gerar a diminuição no desempenho produtivo, reprodutivo e dificuldades de manejo, não sendo diferente com o Compost Barn.

Leia também: Confinamento de vacas leiteiras – higiene nas instalações

Dessa forma, uma das principais dificuldades do sistema de confinamento Compost Barn é qual material utilizar para compor a cama. Uma vez que, o contado contínuo dos animais com a cama requer que os materiais utilizados sejam de qualidade suficiente para proporcionar maior conforto e evitar grandes variações de temperatura e prevenir ou reduzir o contato direto dos animais com os dejetos.

O material da cama deve ser capaz de absorver a umidade das fezes e drena-la para camada inferior e para promover melhores práticas de manejo e maximizar a vida útil da cama.

Podemos considerar, a cama como todo o material orgânico, normalmente um resíduo vegetal, distribuído numa área comum para os animais como base para que possam se locomover ou deitar, recebendo uma carga diária de dejetos e, em alguns casos, restos de alimento e água (DAMASCENO et al., 2020, p. 204).

Como escolher o material da cama?

No momento da escolha do material de cama três fatores devem ser considerados:

  • Nutrição microbiana;
  • Conforto dos animais;
  • Relação custo-benefício.

Nesse sentido, compreender as propriedades nutricionais dos materiais que podem ser utilizados na cama é de suma importância para que ocorra a aceleração do desenvolvimento dos microrganismos aeróbios e dessa forma, aconteça o processo de compostagem.

Além disso, é preciso que a escolha do material da cama atenda ao conforto dos animais, uma vez que, os mesmos passam varias horas do dia deitados, descansando e ruminando.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Ainda mais, o material da cama deve ser capaz de permitir que a mesma fique seca e assim, evitar o desenvolvimento de microrganismos patogênicos. Assim como contribuir com a redução do escore de sujidade dos animais alojados.

O custo beneficio irá depender da disponibilidade do material na região onde está localizado o Compost Barn. Assim como, o custo desse material e do transporte.

No Brasil, de acordo com a região, alguns produtores têm utilizado materiais de cama como:

  • Serragem de madeira;
  • Casca de amendoim;
  • Casca de café e,
  • Palha de arroz.

Existem muitos tipos de subprodutos agrícolas que podem ser facilmente encontrados e empregados como material de cama. Logo, a escolha depende da disponibilidade na região e também do custo.

Referências:

DAMASCENO, F. A. Compost Barn: Como alternativa para pecuária leiteira. 1. ed. Divinópolis: [s.n.], 2020. 797 p

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »