Cetose em vacas leiteiras de alta produção

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes
cetose

A cetose é distúrbio metabólico, no qual está relacionado ao BEN ocorrendo principalmente em vacas com alto escore de condição corporal ao parto. Trata-se da formação de ácidos graxos por meio do metabolismo de gorduras, os quais se transformam em corpos cetônicos.

Dessa forma, segundo Nascimento; Dias (2009) conforme citado por Marcondes et al., (2019) esse distúrbio ocorre quando o consumo de energia é reduzido e os requerimentos energéticos aumentam como ocorre no período de transição; o organismo, então, eleva sua produção de corpos cetônicos como forma de compensar o déficit energético.

Leia também: Balanço energético negativo em vacas leiteiras

Porém, por vezes, a produção de corpos cetônicos excede a capacidade de aproveitamento como fonte de energia, resultando em acúmulo de corpos cetônicos e AGNE, além de hipoglicemia, o que pode levar à esteatose hepática. (MARCONDES et al, 2019).

Como identificar?

Segundo Nascimento; Dias (2009) apud Marcondes et al (2019) na cetose subclínica, a concentração de corpos cetônicos é elevada, no entanto, a vaca não apresenta os sintomas de cetose clínica.

Os sinais clínicos desse distúrbio são o odor de acetona no hálito e na urina, perda de apetite, diminuição na produção de leite e rápida diminuição do ECC (NASCIMENTO; DIAS, 2009 apud MARCONDES et al., 2019).

Como evitar?

Em vacas de alta produção é possível evitar a doença com o fornecimento de dieta balanceada e adequada durante a lactação e no período seco.

Além disso, monitorar o escore de condição corporal do animal é fundamental para que o mesmo não esteja muito gordo no momento do parto, evitando assim a cetose.

Referências:

ELA. Cetose bovina e como ela afeta a produção das vacas de leite. Prodap.com.br. Disponível em: <prodap.com.br/pt/blog/cetose-bovina-em-vacas-de-leite>. Acesso em: 2 de setembro de 2021.

MARCONDES, M. I. et al. Nutrição e Manejo: de vacas de leite no período de transição. 1.
ed. Viçosa-MG: UFV, 2019. v. 1. 56 p.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »