Vitaminas requeridas para a nutrição animal

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

Todos os ruminantes sintetizam a vitamina C, K e todas as vitaminas do complexo B, através da flora microbiana ruminal. Os não ruminantes, por não possuírem essa flora, não tem a capacidade de sintetizar, tendo a necessidade de suplementa-los.

As classificadas como lipossolúveis são encontradas nas plantas, em forma de pró vitamina e convertidas em vitaminas quando ingeridas. Também podem ser armazenadas no tecido adiposo e quando em excesso, são eliminadas pelas fezes.

  • A pró vitamina A é popularmente chamada de caroteno e encontrada na natureza como alfa caroteno, beta caroteno e gama caroteno.

A A1 (retinol) é muito encontrada em óleos e gorduras de peixes marinhos. A A2 (dehidroretinol) é muito encontrada em produtos de origem animal (fígado, manteiga e ovos, por exemplo).

Como a base da alimentação de não ruminantes são grãos, é necessário suplementa-los com vitamina A. E por ser termolábil, o caroteno está presente nas forragens apenas enquanto estiverem inseridas no solo, sendo perdida no processo de fenação, devido à alta temperatura.

  • A vitamina D é sintetizada por todos os animais (ruminantes e não ruminantes), entretanto, para que isso ocorra, é necessária a incidência de raios solares, tendo relação direta com o desenvolvimento ósseo.

São encontradas nas formas de D2 (ergocalciferol), D3 (colecalciferol) e não é necessário suplementação de vitamina D, desde que os animais tenham contato com os raios ultravioletas.

  • A pró vitamina E (tocoferol, com variações alfa, beta, gama e sigma) é considerada um antioxidante, retardando a rancificação das gorduras nas células, diminuindo assim o colesterol, menos prejuízos metabólicos e previne a deposição de gorduras nas artérias.

Os ruminantes não necessitam de grande quantidade de vitamina E, pois não há muita gordura na dieta desses animais. Já para os não ruminantes é necessária, por causa da dieta composta por óleos.

Leia também: Lisina na Nutrição de Aves e Suínos

Forragens possuem uma boa quantidade, ao contrário dos cereais que são pobres, apenas com exceção da soja, que é rica em óleo.

  • A pró vitamina K (filoquinona -encontrada nas plantas verdes e cereais- e também a menaquinona -sintetizadas pelos microrganismos do rúmen-) é importante na coagulação sanguínea.

As classificadas como hidrossolúveis são extremamente importantes no sistema enzimático, principalmente as do complexo B. Diferente das lipossolúveis, as mesmas não são armazenadas no corpo e se houver em excesso, são eliminadas via urina.

  • A vitamina B1 (tiamina): é importante nas reações metabólicas. Os cereais são ricos e as forragens, pobres.
  • A vitamina B2 (riboflavina): as forragens são ricas e os cereais são pobres, o que leva a necessidade de suplementar os não ruminantes.
  • A vitamina B3 (niacina): as forrageiras são ricas e os cereais possuem teor médio, de acordo com o estágio de produção dos não ruminantes, é necessário suplementar.
  • A vitamina B6 (piridoxina): as forragens são ricas e os cereais, possuem teor médio.
  • A vitamina B12 (cobalamina): as forrageiras são ricas, e os cereais são pobres, ou seja, suplementação para não ruminantes.

A vitamina C (ácido ascórbico): muito importante na formação do colágeno, presente entre as células dos tecidos e cartilagens. Sabemos que as forragens tem teor médio e os cereais são pobres, ou seja, necessita de suplementação. Porém, os coprodutos de origem animal também são pobres, o que faz com que utilizemos vitamina C sintetizada em laboratório, na dieta dos não ruminantes.

Referências:

Conhecimento adquirido durante as aulas de Alimentos e Alimentação (2020.2) na Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Redes sociais:

Para mais conteúdos como este, siga o Zootecnia Brasil  e eu, Daniella Barauna no Instagram!

2 respostas

  1. Em primeiro lugar agradecer a Deus e esses profissionais e essas pprofissionais que Deus abençoe e muito obrigado e que consiga os seus objetivos parabéns estamos juntos nessa área e caminhada, tenho 61 anos de idade e estou cursando o curso de técnico em agropecuaria subsequente com início em fevereiro deste ano no colégio agrícola de palmeira pr e estou internato e gratuito, 7 meses 2° semestre.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »