Imunocastração na produção de novilhos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes
imunocastração

Castrar um animal, além de facilitar o manejo, pode alterar a qualidade final da carne e da carcaça. Dessa forma, surgem métodos que viabilizam a castração e que podem proporcionar um melhor conforto ao animal, sendo o processo de imunocastração uma ótima opção.

A imunocastração consiste em inibir a ação dos hormônios sexuais, como a testosterona e a progesterona – estes hormônios interferem nas características finais de carcaça, cor e gordura . Além disso, podem ser usados em ambos os sexos.

Em relação ao processo de castração cirúrgica, a imunocastração proporciona grande bem-estar animal, seja no processo ou após. Além do mais, estes animais imunocastrados não perdem peso e não necessitam de tempo de recuperação, o que facilita o ganho de peso e manejo.

A aplicação é feita em 3 doses, sendo a 1° dose permitida a partir dos 14 meses, com intervalo de 3 meses para 2° dose e, a 3° dose funciona como reforço, podendo ser dada após 5 meses desta. Por ser reversível é aconselhável aplicar estas vacinas em animais confinados e no fim de terminação.

Os animais imunocastrados apresentam um maior acúmulo de gordura e área de olho de lombo, devido à maior ingestão de alimento e menor estresse (Fischer et al. , 2006). 

Outros tipos de Castração

Torquês ou Burdizzo– Neste tipo de castração há o esmagamento de veias e artérias, de canais que ligam os órgãos reprodutores. Ou seja, não é um processo invasivo – apesar disso pode ser doloroso ao animal. E conforme feito o procedimento errôneo, há a necessidade de refazer.

Ablação dos Testículos– É realizado um corte na bolsa escrotal e removidos os testículos. Ainda assim, é normalmente feito com o uso de canivete ou faca. Contudo, é indicado que seja realizado no período da seca, pois a proliferação de moscas e parasitas é menor.

Cirúrgica (Orquiepididectomia  Bilateral)– Realizado com o uso de anestesia local, os testículos são retirados e necessita de sutura. Logo depois, exige um maior tempo de recuperação, sendo assim, além de gerar um maior desconforto ao animal tem maior risco de perda de peso e morte.

Parcial ou russa– Há remoção do parênquima espermático, sendo assim, considerada menos agressiva. 

Química- Consiste na  aplicação local de uma solução de Aldeído-Fórmico, associado com Cloreto de Cádmio sob os testículos, os quais sofrem atrofiação. Da mesma forma, esta técnica não é considerada agressiva – no entanto, pode ocasionar dor e edema.

Leia também: Colostragem, você sabe a importância?

Medidas ultrassonográficas e subjetiva da carcaça de garrotes Nelore submetidos a diferentes métodos de Castração

Não CastradosImunocastradosCastrados
Área de olho de lombo (cm²)46,19 + ou – 3,86°46,67 + ou – 3,96°44,48 + ou – 3,31°
Espessura gordura subcutânea(mm)3,70 + ou – 0,51°3,81 + ou – 0,52°3,85 + ou – 0,52°
Acabamento2,55 + ou – 0,52°2,54 + ou – 0,59 °2,50 + ou – 0,52°
Conformação3,11 + ou – 0,33°3,04 + ou – 0,21 °3,10 + ou – 0,32°
Letras diferentes na mesma linha , diferem entre si pelo Teste( p<0,05)

Seja como for, bovinos inteiros apresentam carcaças mais pesadas e de menor acabamento – em contrapartida, os castrados têm maior acabamento e maior quantidade de gordura. Como resultado, a presença dos hormônios são as que auxiliam na formação muscular e na menor formação de gordura.

Enfim, o bem-estar, a raça, a alimentação, o tempo, o peso final e o retorno financeiro são outros fatores que devem ser levados em conta ao castrar ou não um animal, visto que animais inteiros podem produzir em torno de 15 a 20 % a mais de peso quando comparados aos animais castrados.

Referências:

Andrade Moreira, Paulo Sergio, Lourenço, Fábio José, da Costa Lima, Cintia, Ferreira Faria, Felipe, El Farra, Ayman, Baldasso Romero, Natália Desempenho produtivo e características de carcaça de bovinos Nelore ocorre a diferentes métodos de castração. Revista Brasileira de Ciências Agrárias [en linea]. 2015, 10 (4), 570-575 [fecha de Consulta 31 de Julio de 2021]. ISSN: 1981-1160. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=119043229014

EFEITO da imunocastração e da castração cirúrgica no desempenho de animais da raça Nelore de 30-36 meses de idade. 15 47 a Jornada Científica Embrapa Gado de Corte, [S. l.], p. 46-47, 10 jun. 2019.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »