Colostragem, você sabe a importância?

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes

Antes de mais nada, após o nascimento, é indispensável que a bezerra receba colostro de qualidade, na quantidade certa e dentro da faixa de tempo adequada. As imunoglobulinas são proteínas que fazem parte do sistema de defesa do organismo, ou seja, normalmente são transferidas ao feto durante a gestação pela placenta.

O que impede a transferência de imunoglobulinas ao feto?

A anatomia sindesmocorial da placenta dos bovinos protege o bezerro da maioria das agressões bacterianas ou virais, mas também impede a passagem das proteínas séricas e principalmente as imunoglobulinas. Dessa forma, ao nascer o animal não apresenta imunidade adequada, e são dependentes da transferência passiva de imunoglobulinas maternas depois do nascimento.

Contudo, há uma particularidade: o organismo da bezerra só consegue absorver essas imunoglobulinas nas primeiras horas de vida devido ao intestino delgado ser permeável. Porém, a maturação do intestino começa logo após o nascimento e inicia o amadurecimento das células, as quais perdem a capacidade de absorver os anticorpos.

Leia Mais: Tudo sobre o fornecimento de colostro

Por isso, quanto mais tarde receberem esse primeiro leite menos imunes irão ficar e estarão mais suscetíveis aos microrganismos presentes no ambiente.

A imunidade passiva protege a bezerra das principais enfermidades nos primeiros dias de vida e da maior vigor, dessa forma, uma boa colostragem irá refletir na vida inteira do animal.

Assim, os recém-nascidos devem receber de 10% do seu peso ao nascimento de colostro até as duas primeiras horas de vida.

Como avaliar a qualidade do colostro?

Logo depois do parto, toda vaca deve ser ordenhada para retirada do colostro e de forma imprescindível deve-se fazer a avaliação da qualidade do mesmo.

Então, o colostro pode ser avaliado com o auxílio do aparelho chamado colostrômetro, no qual mede a qualidade do colostro relacionando com a quantidade dos anticorpos presentes, os quais apresentam peso molecular evidenciado por densidade superior no colostro.

Dessa forma, as densidades são demonstradas em intervalos de cores diferentes, como evidenciado na imagem abaixo:

Colostrômetro (Fonte: MilkPoint)

*Faixa de temperatura adequada para o teste ser realizado (20 a 25ºC)

O aparelho mais utilizado atualmente para avaliação da qualidade do colostro é o refratômetro de Brix, visto que, possui um custo mais baixo e é mais resistente que o colostrômetro.

Então, neste aparelho o colostro é considerado de boa qualidade quando for superior a 25% de brix.

Refratômetro de Brix

Como ofertar o colostro para a bezerra(o)?

Em primeiro lugar, é necessário ensinar a bezerra a mamar, ou seja, é preciso colocar o colostro em uma temperatura de aproximadamente 35°C e fornecê-lo em uma mamadeira ou balde com bico (balde amamentador). De modo, que permita a sucção do leite e promova a formação da goteira esofágica (não apenas no fornecimento do colostro e sim ao longo da vida da bezerra).

E se faltar colostro, o que pode ser feito?

Caso falte colostro ou o mesmo seja de qualidade inferior, pode-se fazer uso do colostro em pó, descongelar caso tenha banco de colostro ou ainda enriquecer esse colostro de qualidade ruim.

Assim, pode-se dizer que o colostro é um alimento de ótima qualidade, insubstituível e com composição nutritiva muito superior ao leite normal, ou seja, é ele quem fornece resistência ao animal nos primeiros dias de vida e garantem um bom desempenho futuro no rebanho.

Referências:

GRUPO CULTIVAR. Importância da transferência da imunidade passiva para a sobrevivência de bezerros neonatos. Grupo Cultivar. Disponível em: <https://www.grupocultivar.com.br/

MARIS, Carla. Uso do colostrômetro e do refratômetro para avaliação da qualidade do colostro e da transferência de imunidade passiva. Milkpoint.com.br. Disponível em: <https://www.milkpoint.com.br/

Revista Leite Integral – Proteção Nota 10. Disponível em: <https://www.revistaleiteintegral.com.br/

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »