Tudo sobre o fornecimento de colostro

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 990 outros assinantes

Muita atenção deve ser dada ao colostro, secreção viscosa da glândula mamária produzida imediatamente após o parto por um período de três a seis dias. Além de facilitar a eliminação do mecônio ou primeiras fezes, nas primeiras horas de vida, o colostro é um alimento muito rico nutricionalmente, possuindo 20% de proteína, 18,5% de sólidos não-gordurosos além de ser rico em teores de açúcares, minerais e de vitaminas, níveis estes superiores àqueles encontrados no leite.

O colostro apresenta alto efeito imunológico devido às suas frações elevadas de imunoglobulinas. Os anticorpos são proteínas responsáveis por combater agentes infecciosos de natureza variada. O fornecimento de colostro deve ter uma atenção redobrada em três fatores:

  • TEMPO: O colostro deve ser fornecido o mais rápido possível logo após o parto, isso porque os teores de proteína e imunoglobulinas vão diminuindo gradativamente. Sem contar que após 24 horas depois do parto, o colostro não tem mais função na transferência de imunidade passiva.
  • VOLUME: O volume a ser fornecido também é de suma importância. A recomendação é que seja 10% do peso vivo, por exemplo, para um bezerro o ideal é que seja de 3 a 4L.
  • QUALIDADE: Um colostro para ser considerado de qualidade deve conter elevadas concentrações de imunoglobulinas. E a qualidade pode ser medida através do colostrômetro.

Dessa forma, é crucial que o colostro seja fornecido aos animais recém nascidos logo após o parto, para que haja transferência de imunidade passiva.

Referências:

MilkPoint

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »