Produção Animal e o Aquecimento Global

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes
Aquecimento global e produção animal

A disseminação de falácias na área de produção animal vem tomando espaço, pois infelizmente tem origem majoritariamente de pessoas sem conhecimento técnico e pouco embasamento. São inúmeras acusações referindo-se as diversas cadeias produtivas, entretanto a liberação de gases por bovinos é um tema clássico.

Quem nunca ouviu “tem mais boi do que gente”? Há quem ache problema nessa diferença numérica, mas já pensou se o fornecimento de alimento e matéria prima fosse menor que o número de pessoas? E mesmo que uma parcela da população exclua o consumo de carne ou certos produtos, acabam dependendo indiretamente da produção animal.

Aquecimento global e a bovinocultura

O metano e o gás carbônico estão entre os principais causadores do aquecimento global. As fontes de eliminação são: processo digestivo, respiração, decomposição, queima de combustíveis fósseis, queimadas, entre outros.

Leia também: Carne Carbono Neutro (CCN)

Geralmente as publicações referem-se apenas aos bovinos, anulando o fato que outros animais e até mesmos os seres humanos expelem gases. Um erro comum é citar a flatulência bovina como “vilão”, nesse caso, 90% dos gases produzidos por ruminantes são eliminados por boca e narinas.

Impossível evitar que haja eliminação desses gases, visto que é um fenômeno natural, mas é possível neutralizar ou reduzir a partir da introdução de sistemas e tecnologias. A emissão desses mesmos gases também varia de acordo com idade, peso, espécie, dieta e nível de ingestão do indivíduo.

Redução e neutralização dos gases

A integração lavoura pecuária floresta é um sistema criado para redução desses problemas, portanto a implantação dessa tecnologia alcançou 15 milhões de hectares. Estudos da EMBRAPA apresentam que a adoção da integração em 15% da área é suficiente para compensar os GEE.

O manejo adequado de pastagens também influencia a neutralização dos gases, pois possibilita melhor absorção de carbono e em certos casos metano.

É possível reduzir essa problemática investindo em melhoramento genético, ou seja, potencializa a produção e otimiza o uso de energia do corpo, consequentemente reduz o volume de excreção de dejetos.

A produção animal está longe de ser o maior causador do aquecimento global, sua participação ocorre por meios naturais como já citados, porém a elaboração de pesquisas e implantações de manejos são constantes para minimizar a emissão de gases.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »