Saiba como implantar corretamente sua pastagem!

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

A formação e o estabelecimento de pastagens é a fase do empreendimento que inclui o planejamento da exploração pecuária, com isso deve-se escolher uma espécie com base no objetivo da exploração, de acordo com a adaptação da planta às condições do solo (fertilidade, textura, e relevo, por exemplo), o clima (relacionando sombreamento, inundações periódicas, secas ou geadas), o desempenho da planta e o esperado por animal, seja ele de corte ou não, e diversos outros aspectos.

No início é importante realizar a amostragem e analisar o solo para corrigi-lo posteriormente, pois uma mesma área pode ter diferentes tipos e fertilidades. Gramíneas de clima tropical, por exemplo, tendem a ter maior tolerância à acidez, mesmo assim é necessária a correção de pH, pois fornece Cálcio (Ca) e Magnésio (Mg), estimula atividade microbiana, diminui a fixação de Fósforo (P) e aumenta a capacidade de troca catiônica (CTC) do solo.

Além disso, pensando em estabelecer uma pastagem por sementes, leva-se em consideração o método de distribuição. A lanço há uma grande capacidade operacional, porém é altamente dependente das condições ambientais, necessita de uma maior taxa de semeadura e a semente tem menor contato com o solo, demorando mais seu estabelecimento no solo. Já distribuindo por sulcos, a uniformidade da semeadura junto com a soma da semente, do adubo e da compactação, aumentam o contato com o solo, por isso é o método mais preferível de distribuição.

Dado o exposto, existem alguns fatores que podem comprometer o plantio, como uma semeadura muito profunda (ou ao contrário, um enterro superficial que não permite um bom contato solo-semente), plantar em um solo muito úmido de início, mas que depois passa por um longo período de sol, ataques de insetos (lagartas, gafanhotos, cupins e formigas), e também ataques de aves e roedores.

Valor cultural (VC)

Relacionado a qualidade das sementes, o cálculo em percentagem para mensurar a quantidade que germinará em condições normais de umidade, temperatura e oxigênio é chamado de valor cultural (VC):

Indica-se sempre realizar o teste de germinação com uma pequena quantidade de sementes, afim de comprovar sua qualidade. Mesmo que o valor de VC seja alto e adquirindo-as de uma empresa renomada no mercado.

Referências:

Conhecimento adquirido durante as aulas de Forragicultura Geral (2020.1) na Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Redes sociais:

Para mais conteúdos como este, siga o Zootecnia Brasil https://www.instagram.com/zootecnia_brazil/ e eu, Daniella Barauna https://www.instagram.com/danibarauna_ no Instagram!

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »