Leitura de cocho para bovinos em confinamento

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

Antes de tudo, é indiscutível que cuidados devem ser tomados na formulação e fornecimento de dietas precisas para animais em confinamento. O escore de cocho é uma forma de observar o consumo diário dos animais e ajustar o mesmo aos níveis de produção de cada categoria animal.

Além disso, o escore de cocho pode detectar mudanças bruscas no consumo, os quais podem significar possíveis doenças no rebanho, como acidose.

Escore de cocho para vacas leiteiras em confinamento

Escores de cocho 0 e 1: é uma indicação de que o rebanho pode estar subnutrido, ou seja, não estão expressando o seu máximo consumo. Dessa forma, é indicado ajustar a dieta para que não ocorra limitação na produção.

Escores 2 e 3: como normalmente os animais são alimentados pela manhã, os escore 2 e 3 são ideais visto que, escores maiores podem deteriorar e estragar no meio do trato novo.

Escores 4 e 5: podem significar que há problemas de alimentação no rebanho, ou seja, é preciso reduzir a quantidade de volumoso da dieta, bem como monitorar os animais quanto ao consumo para que possa evitar custos indesejáveis ou até mesmo diagnosticar possíveis doenças nos lotes.

0Sem alimento no cocho
1Até 2,5% de sobra
2De 2,5% a 5% de sobra
3De 5% a 10% de sobra
4Acima de 10% de sobra
5Alimento intacto
Escore de cocho para vacas em confinamento (ROTTA et all., 2019)
Figura 1- escores de cocho (fonte: Agroceres Multimix)

Em que momento o escore deve ser realizado?

Constantemente, o ideal é que o escore de cocho seja realizado toda manhã antes do trato, ou seja, se julgar necessário realizar mudanças, as mesmas podem ser feitas antes do próximo trato.

Dessa forma, para melhor análise o recomendado é sempre anotar em planilhas a divisão de lotes, número de animais, peso desses animais e a análise de cocho correspondente a cada um deles.

Como fazer os ajustes de cocho?

Antes de mais nada, é necessário aumentar ou diminuir a dieta de forma gradativa bem como, fazer um loteamento que permita maior homogeneidade entre os lotes para adequar o espaço de cocho disponível.

Verificar a MS da dieta periodicamente também se faz necessário pois, com esse dado é possível formular dietas mais precisas. Além disso, no momento do trato o ideal é espalhar a dieta por toda a extensão do cocho para evitar possíveis disputas.

Da mesma forma, realizar a limpeza dos cochos diariamente para evitar acúmulo de sobras e verificar a disponibilidade de água. E por fim, lembrar que o clima também influência o consumo dos animais .

Em síntese, ao realizar uma leitura de cocho eficiente torna possível o ajuste da dieta de maneira correta, bem como reduz os custos de produção e evita o desperdício.

Referências

MARCONDES, M. I.; ROTTA, P. P.; PEREIRA, B. de M. Nutrição e Manejo de Vacas Leiteiras. 1. ed. Viçosa-MG: UFV, 2019. v. 1. 236 p.

FIGURA 1– MIORIN, R. Geração Confinatto: A importância do manejo de cocho no confinamento.
Disponível em: >https://agroceresmultimix.com.br<

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »