Embalagens pet foods: no que devo me atentar?

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

Os animais de estimação estão cada dia ganhando mais espaço nos lares familiares, concomitante a isso, a indústria do mercado pet vem crescendo majoritariamente. 

Dentre os diversos cuidados que devem ser tomados (direta ou indiretamente), a questão das embalagens dos pet foods não pode ficar de fora. Os alimentos para os animais, assim como os alimentos para humanos, precisam ser adequadamente embalados para manter a qualidade e integridade dos mesmos – de forma a garantir que as características físicas e nutricionais não sejam alteradas, mantendo as propriedades elaboradas pelo fabricante até o momento do consumo.

Leia também: Zootecnista e o Mercado Pet

Os aspectos dos pet foods variam de acordo com diversos fatores, dentre eles o tempo de prateleira/vida útil (shelf life), que diz respeito ao prazo que este possui para ser consumido, desde sua fabricação, sem que haja perda de sua integridade, como citado anteriormente.

De forma a garantir esses aspectos, devemos ficar atentos quanto às embalagens utilizadas. Para que a embalagem cumpra a função de proteger o produto, alguns fatores devem ser considerados, incluindo:

Grupo em que os alimentos se encaixam

secos (máximo de 12% de umidade): produzidos pelo processo de extrusão e geralmente compostos por ingredientes de origem vegetal e animal, premix mineral-vitamínico e/ou aminoácido e aditivos. Após a extrusão passa por secagem, onde o excesso de umidade é retirado.

semi-úmidos (entre 12% e 30% de umidade): são produzidos por um processo semelhante ao anterior, contudo, apresentam ausência ou parcial secagem.

úmidos (mínimo de 30% e máximo de 84% de umidade): estes tipos de alimentos são produzidos pelo processo de esterilização/cozimento e/ou pasteurização e, geralmente, são compostos por subprodutos de origem animal, vegetal e premix mineral-vitamínico.

Propriedades da embalagem

proteger contra a luz: nos alimentos úmidos e semi-úmidos a luz é considerada prejudicial, pois afeta negativamente na qualidade do produto, de forma a degradar os nutrientes (vitaminas, proteínas e gorduras). Portanto, para evitar que isso aconteça, é necessário aplicar filmes de alumínio para conseguir uma barreira efetiva. 

proteger contra a gordura: outra questão considerada prejudicial é a passagem de gordura nas embalagens, de forma que esta se junte a poeira e comprometa negativamente nas vendas, por afetar na fixação das tintas e adesivos contidos na embalagem. A barreira para impedir a passagem de gordura varia com a espessura do filme que foi usado na produção da embalagem, sendo o nylon, o polietileno tereftalato (PET),  polipropileno (PP), polietileno de alta densidade (PEAD), alumínio e vidro considerados os melhores – evitam a perda da palatabilidade dos alimentos.

proteger contra a umidade: se embalados de maneira inadequada, os produtos expostos aos altos níveis de umidade tendem a passar por alterações na cor, sabor, além de apresentar perdas nutricionais, devido ao aumento da umidade colaborar com o crescimento de microrganismos que deterioram o alimento. Materiais como polietileno e suas variações são os que mais impedem este agente, mantendo a maciez ou crocância do produto.

proteger contra gases: o oxigênio é considerado como um dos agentes contaminantes, pois auxilia na proliferação de microrganismos, sabendo disso, o oxigênio juntamente com o aroma natural do alimento devem ser barrados. Nylon, polietileno tereftalato, polipropileno biorentado, polipropileno e polietileno são os materiais mais usados para essa finalidade – a correta proteção auxilia em maior tempo de “shelf life” do alimento.

Referências:

RAIMUNDI, André. Embalagem para pet food: saiba os requisitos necessários. Blog Perfil Maq. Concórdia, 3 dez. 2019. Disponível em: https://www.perfilmaq.ind.br/

ABINPET. Manual Pet Food Brasil. 10° Edição. Novembro de 2019.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »