O que causa o odor do macho inteiro em suínos?

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes
odor em suínos machos

Suínos machos podem apresentar altos ou baixos níveis de odor, todos os machos são susceptíveis ao odor de macho inteiro a medida em que a maturidade sexual se aproxima. O cheiro característico é causado por dois compostos naturalmente presentes no seu organismo, a androstenona e o escatol, substâncias altamente solúveis no tecido gorduroso, encontradas em concentrações potencialmente altas na gordura subcutânea.

A androstenona é produzida somente em suínos com tecido testicular funcional. Em machos sexualmente maduros, as glândulas salivares absorvem grandes quantidades de androstenona da circulação, convertendo-as em um ferormônio sexual, liberado na saliva durante o acasalamento.

Leia também: Raças suínas mais utilizadas no Brasil

O escatol é um subproduto da degradação metabólica do triptofano (um aminoácido) pelas bactérias intestinais, como parte da conversão de nutrientes em energia. Embora o escanol seja produzido em fêmeas suínas, machos inteiros e castrados, sua concentração na gordura é significativamente mais alta nos machos inteiros, resultado de uma taxa mais lenta de clearance hepático de escatol, devido aos efeitos dos esteroides sexuais masculinos sobre a função hepática.

Em termos gerais, o odor do macho começa a aumentar à medida que o peso vivo excede a 80-90 kg e a largura dos testículos emparelhados excede 110mm; também pode ser influenciado por fatores como raça, dieta, antibióticos adicionados à alimentação e pela higienização das instalações que pode ter um efeito significativo sobre a assimilação de escanol.

Referências:

Ferreira, A. H. et al. Produção de Suínos Teoria e Prática, Brasília, 2014.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »