A Dança das Abelhas

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes

As abelhas são insetos que possuem uma grande e curiosa organização social. No interior de suas colmeias é possível visualizar a presença de três castas distintas, a rainha, com seu sistema reprodutor bem desenvolvido e responsável pela vitalidade e organização social; zangões, cuja única função é fecundar a rainha durante o voo nupcial; e as abelhas operárias que desempenham as demais funções da colônia.

Durante sua vida, as abelhas operárias passam por faxineiras, nutrizes, construtoras de favos, guardas, e por fim, campeiras. Lembrando que de acordo com as necessidades da colmeia, abelhas mais jovens podem vir a se desenvolver antes do tempo para realizar determinadas atividades. Campeiras são responsáveis por todas as atividades externas a colônia, coletando néctar, pólen, água e outros materiais necessários, também desempenham um importante papel como agente polinizador e mais recente, a partir de sua dança, vem fornecendo aos cientistas importantes informações a respeito de sua alimentação, possibilitando uma investigação eficaz sobre o ecossistema.

Como meio de comunicação, as operárias campeiras dançam sobre o favo, ou no alvado, com o intuito de indicar a direção da fonte de alimento em relação à posição da colmeia e do sol. A distância até a fonte de néctar é informada pelo número de vibrações realizadas e pela intensidade do som emitido durante a dança.

Quanto menor a distância entre a fonte e a colmeia, maior o número de vibrações. A dança também é caracterizada por ser em círculos, indicando que o alimento está a menos de 100 metros. Também dançam em “oito”, para apontar alimentos que se encontram mais distantes da colônia. A abelha percorre um trecho reto do favo requebrando-se (vibrando), em seguida, volta ao início desse trecho num trajeto de semicírculo; percorre de novo o mesmo trecho reto e volta em outro semicírculo pelo lado oposto.

Essas danças indicam aos companheiros de ninho a direção e a distância que precisam percorrer para encontrar alimento de qualidade, também podem ser decodificadas por pesquisadores, informando a localização de canteiros de flores abundantes e características da ecologia de sua alimentação, proporcionando uma boa interação entre fazendeiros e insetos, utilizando dessa relação para beneficiamento próprio e ambiental.

Figura 1: Dança em círculo, indicando fonte de alimento próximo. Fonte: Espaço Abelha Apiário.
Figura 2: Dança em “oito”, indicando fonte de alimento mais distante. Fonte: Espaço Abelha Apiário.

Referências:

“Características e Organização” Site Embrapa. Disponível em: <https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/

“A Importância do ser Abelha: extinção das abelhas provocaria extinção dos humanos em 4 anos” Site Jovens Repórteres para o Ambiente. Disponível em: <https://jra.abae.pt/plataforma/artigo/a-importancia-do-ser-abelha-extincao-das-abelhas-provocaria-extincao-dos-humanos-em-4-anos/> Acesso: 22/11/2020.

“Campeira (ou forrageira)” Site Associação Brasileira de Estudos das Abelhas. Disponível em: <https://abelha.org.br/glossario/campeiras-ou-forrageiras/> Acesso: 22/11/2020.

“O que é a dança das abelhas?” Site Associação Brasileira de Estudos das Abelhas. Disponível em: <https://abelha.org.br/faq/24-o-que-e-a-danca-das-abelhas/> Acesso: 22/11/2020.

“Decoding waggle dances to determine where honey bees forage” Site University of Sussex.

“História Surpreendente sobre a abelha” Site Espaço Abelha Apiário.

2 respostas

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »