Produzindo Própolis

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes

A própolis é uma substância resinosa produzida pelas abelhas Apis mellifera a partir de exsudatos coletados em diferentes plantas, tem sido utilizada a séculos para fins terapêuticos em humanos e animais devido suas propriedades farmacológicas. A própolis tem sua produção regulada de acordo com a necessidade da colônia, características como variação de cor e diferença nas propriedades químicas são atribuídas pelo clima, vegetação e genética da população de abelhas. Para que ocorra uma produção adequada e de qualidade para comercializar, o apicultor utiliza técnicas de estímulo a produção de própolis.


A produção da própolis se apresenta como alternativa a renda dos apicultores, sendo produto com alto valor agregado e preços variados de acordo com qualidade e sua origem botânica. A produção da própolis pela colmeia tem como intuito de vedar frestas e evitar possíveis ataques de outros insetos e evitar possíveis problemas na manutenção de temperatura ideal na colônia.

Leia também: A dança das abelhas


Para pensar na produção de própolis deve-se planejar e manejar para que a atividade torne viável e lucrativa. Nos planejamentos entra o local da implementação do apiário, densidade de colmeias, seleção de colônias que apresentem aptidão para produção de própolis, disponibilizar espécies vegetativas que forneça matéria prima de qualidade para produção da própolis, considerar a localização geográfica para considerar quais manejos feito de acordo com a época do ano.


As técnicas de produção consistem na abertura da colmeia proporcionando o contato com a diversidade climática – de instinto natural, as abelhas iniciam a deposição da própolis para o fechamento da abertura, sendo o produto a ser coletado pelo apicultor. Entre os métodos de produção, apresenta-se maior eficiência e praticidade e de melhor qualidade nas abertura laterais das melgueiras com inserção de quadros móveis, técnica que possibilita, retirada da própolis em ambiente adequado e possibilitando classificação por tipos, e no período que não se tem produção as aberturas são fechadas e retornadas sua função de melgueira.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Referências:
Breyer, H.F.E.;Breyer, E.D.H.;Cella, I. PRODUÇÃO E BENEFICIAMENTO DA PRÓPOLIS. Epagri, 2016. Disponível em http://docweb.epagri.sc.gov.br/website_epagri/PRODUCAO-BENEFICIAMENTO-PROPOLIS.pdf. Acesso em: setembro 2022.


Breyer, H.F.E. Técnicas de produção de própolis. XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE APICULTURA, 2000. Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/apicultura/files/2010/09/T%C3%A9cnicas-de-produ%C3%A7%C3%A3o-de-pr%C3%B3polis.pdf. Acesso em: setembro 2022.


Martinez, O.A.; Soares A.E.E. Melhoramento genético na apicultura comercial para produção da própolis. SciELO Brasil,2012 Disponível em https://www.scielo.br/j/rbspa/a/ZjgtWjMzKX4SqjdH4LhVYgb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: setembro 2022.

Uma resposta

  1. Deixo só um comentário sobre a imagem empregada para ilustrar o tema da informação: esta imagem normalmente está associada a produção de geleia real e não da própolis. Pode levar ao leitor a ideia errada de onde é produzido à Própolis na colmeia.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »