Qualidade do leite pós ordenha

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes

Para o alcance da qualidade do leite é fundamental que o produtor execute além da oferta de bem – estar animal, ambiência, manejos na ordenha, entre outros. Após a extração do leite, esse mesmo produto tem contato com extremidades que antecedem sua chegada ao resfriador.

Entre os índices usados para verificação qualitativa a CBT tem atribuição na composição dos resultados, por sua vez tem associação com limpeza, entretanto, a limpeza e desinfecção das superfícies devem ser adequadas.

Quando o leite percorre por essas áreas permite aderência de resíduos, dessa maneira disponibilizando ambiente para multiplicação bacteriana, consequentemente contaminando o produto, pois o fluxo do leite transporta as bactérias para o tanque resfriador.

A chegada do leite no tanque é por canalizações que são limpadas a partir da circulação das soluções, para que isso ocorra sem erros é necessário atenção na instalação, dimensionamento e a construção da sala de ordenha.

A classificação de sujidade pode ser dividida em duas classes: minerais e orgânicas. O resíduo orgânico apresenta proteína, gordura e lactose do leite, sua intensidade em aderência vai depender de fatores como temperatura, tempo de contato e umidade. É indicado a remoção rápida, já que a agregação promove dificuldade em sua retirada e é realizada com a temperatura ideal e alcalinidade (pH).

Em temperaturas abaixo de 35ºC a gordura do leite tende a solidificar, por conta disso a temperatura da solução deve ser superior a 38ºC, os detergentes devem conter alcalinidade suficiente para quebrar os glóbulos de gordura. Quando se trata dos minerais suas composições referem-se aos sais minerais presentes na água da limpeza e no leite, que são dissolvidos pelos detergentes ácidos. Alguns compostos são usados na sanitização, exemplifica-se o hipoclorito e amônia quaternária. Uma água de qualidade faz com que os produtos usados atinjam um propósito com mais eficiência. Apontando a água como um fator que pode ameaçar a ação da detergenização é necessário atender a essa causa. Nessa ocasião o julgamento é válido quanto ao grau microbiológico (potável) e a dureza da água, ou seja, quando há significativa concentração de sal (cálcio e magnésio). A “água dura” neutraliza a ação dos detergente e facilita a estruturação de filmes. O filme ocorre a partir de resíduos orgânicos retidos após uma precipitação de minerais.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »