Proteína Microbiana

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes

Primeiramente vamos falar das proteínas: A proteína é o componente mais caro da ração animal e essa proteína é composta por uma fração degradável no rúmen (PDR) e uma fração não degradável no rúmen (PNDR).

A degradação no rúmen ocorre pela ação de enzimas microbianas (proteases, peptidases, deaminases). Os microrganismos degradam a PB da dieta e utilizam os peptídeos, aminoácidos e amônia para a síntese microbiana e multiplicação celular, dando origem assim a Proteína Microbiana.

Em outras palavras, pode-se dizer que a proteína microbiana é a proteína nas bactérias, protozoários e fungos que passam do rúmen para o intestino. Quanto mais proteína bacteriana for formada, maior será a disponibilidade de aminoácidos para serem absorvidos no intestino.

O uso de alimentos com fonte de proteína degradável pode ser substituído parcialmente por fontes de Nitrogênio Não Proteico (NNP), como por exemplo a ureia. A ureia é amplamente utilizada com dois objetivos primordiais; o primeiro é a redução de custos pela substituição parcial de fontes proteicas vegetais e, segundo, fornecer quantidades adequadas de proteína degradável no rúmen, para melhor eficiência de digestão da fibra e síntese de proteína microbiana.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »