O Zootecnista tem futuro no Brasil ?

Sendo rápido e coeso, enquanto a Zootecnia permanecer no Conselho Federal de Medicina Veterinária NÃO!!!!! Agora vou explicar o porque…

A zootecnia é amparada pela lei 5550/68 que garantiu direitos e autonomia ao profissional, porém a mesma deixa clara que outros profissionais possam atuar como Zootecnistas. Na vida independente da profissão, ou de quaisquer outros fatores, só se da bem quem corre atrás e luta, logo não é inviável você ser um zootecnista bem sucedido financeiramente e profissionalmente.

Mas se você se acha mediano e está cursando ou formou em zootecnia só porque caiu de paraquedas, acorda, porque você não dará certo!!!!

No Censo Agropecuário de 2006 ainda era mostrado qual o profissional responsável pelos estabelecimentos agropecuários, e o que não é novidade, a Agronomia e Veterinária dominavam esse mercado. Atualmente o panorama é outro, porém o CFMV é uma pedra no sapato, e a única solução para andar seria a criação de um conselho próprio no qual se chamaria CFZ no âmbito Federal e CRZ no regional. O zootecnista passa toda graduação aprendendo sobre sanidade, genética e nutrição, para chegar no mercado e perder para os Veterinários, independente da qualidade profissional de ambos. Se você acha que irá ser concursado sendo zootecnista, pode tirar o cavalinho da chuva, pois quase nenhum concurso federal, estadual ou municipal inclui o Zootecnista.

Sobre os dados do IBGE citados acima, na época da pesquisa eram 3 milhões de agrônomos, 2,7 milhões de veterinários contra seus extraordinários 900 mil Zootecnistas, trabalhando a frente de propriedades rurais com foco em bovinos…

O zootecnista também graças ao CFMV não pode ser responsável técnico em muitas áreas, nem perito criminal, que seria boas opções de mercado…

Isso são alguns fatos e estatísticas que me levam a afirmar que dificilmente a zootecnia irá decolar como muitos pensam, claro que sempre vai haver os pontos fora da curva, sem considerar o mercado internacional que olha tais profissionais com outros olhos, sendo bem requisitados e bem remunerados, afinal, produzimos alimento!!!!!!

Referências:

https://sidra.ibge.gov.br/acervo#/S/CA/A/Q

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s