O Zootecnista tem futuro no Brasil ?

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 990 outros assinantes
zootecnista

Sendo rápido e coeso, enquanto a Zootecnia permanecer no Conselho Federal de Medicina Veterinária NÃO!!!!! Agora vou explicar o porque…

A zootecnia é amparada pela lei 5550/68 que garantiu direitos e autonomia ao profissional, porém a mesma deixa clara que outros profissionais possam atuar como Zootecnistas. Na vida independente da profissão, ou de quaisquer outros fatores, só se da bem quem corre atrás e luta, logo não é inviável você ser um zootecnista bem sucedido financeiramente e profissionalmente.

Mas se você se acha mediano e está cursando ou formou em zootecnia só porque caiu de paraquedas, acorda, porque você não dará certo!!!!

No Censo Agropecuário de 2006 ainda era mostrado qual o profissional responsável pelos estabelecimentos agropecuários, e o que não é novidade, a Agronomia e Veterinária dominavam esse mercado. Atualmente o panorama é outro, porém o CFMV é uma pedra no sapato, e a única solução para andar seria a criação de um conselho próprio no qual se chamaria CFZ no âmbito Federal e CRZ no regional. O zootecnista passa toda graduação aprendendo sobre sanidade, genética e nutrição, para chegar no mercado e perder para os Veterinários, independente da qualidade profissional de ambos. Se você acha que irá ser concursado sendo zootecnista, pode tirar o cavalinho da chuva, pois quase nenhum concurso federal, estadual ou municipal inclui o Zootecnista.

Sobre os dados do IBGE citados acima, na época da pesquisa eram 3 milhões de agrônomos, 2,7 milhões de veterinários contra seus extraordinários 900 mil Zootecnistas, trabalhando a frente de propriedades rurais com foco em bovinos…

O zootecnista também graças ao CFMV não pode ser responsável técnico em muitas áreas, nem perito criminal, que seria boas opções de mercado…

Esses são alguns fatos e estatísticas que me levam a afirmar que dificilmente a zootecnia irá decolar como muitos pensam, claro que sempre vai haver os pontos fora da curva, sem considerar o mercado internacional que olha tais profissionais com outros olhos, sendo bem requisitados e bem remunerados, afinal, produzimos alimento!!!!!!

Referências:

https://sidra.ibge.gov.br/acervo#/S/CA/A/Q

11 respostas

  1. Achei bem infeliz nas colocações. Não sei de onde você é, mas na minha região zootecnista engole médico veterinário tranquilamente.

    1. Eu sou do centro-oeste e moro no sul, então consigo ter uma boa noção. Conheço o mato grosso, Goiás e Brasília, no sul os três estados. Mas não tem problema você discordar das colocações, por isso eu adicionei os fatos (dados do IBGE, e posso colocar dados da própria ABZ etc) obrigado pela interação.

      1. Ridículo essa sua citação! Acabou com a zootecnia… aqui o zootecnista tá dando pau em veterinário. Muito infeliz suas colocações. Vai aprender mais ao invés de querer se achar superior!

        1. Obrigado pela intereção Ellen. O intuito não reduzir a Zootecnia, na verdade, é muito pelo contrário. Agora lhe pergunto, o que você faz ou fez pela nossa profissão, para que a mesmo seja valorizada? Nos siga para mais artigos e materiais.

  2. Concordo o Zootecnista deve e tem quer ser diferenciado, assim vai ter sucesso, somente o Zootecnista e nutricionista, conhece profundamente sobre nutrição animal, o motivo é simples, o veterinário e agrônomo tem outras afinidades.

    1. Obrigado pela interação Kaline, mas essa carta da ABZ não valeu de nada. O concurso da PF foi aberto em 2021, quantos zootecnistas você ouviu/viu que entraram? Infelizmente essa é a realidade. A atual gestão da ABZ é fraca.

  3. Começei Zootecnica. Gostaria de participar da criação do Conselho Regional de Zootecnca no Piaui. (86) 9 9551-2987 meu whatsapp. Erivelton Lopes Ribeiro

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »