Raça Holandesa

Pouco se conhece sobre a origem da raça Holandesa, havendo apenas algumas afirmações de que sua domesticação deu-se nas terras planas e pantanosas da Holanda setentrional e da  Frisa (Países Baixos) e também na Frisa Oriental (Alemanha). Já no Brasil, não foi especificada uma data de introdução no país, apenas citações em que, segundo os dados históricos referentes a nossa colonização, pressupõem-se que o gado holandês foi trazido nos anos de 1530 a 1535, época na qual o Brasil foi dividido em capitanias hereditárias.

Os criadores holandeses e alemães criaram e acompanharam o desenvolvimento da raça no intuito de obter animais com melhor conversão alimentar em pastejo, já que esse era o recurso mais abundante da região. Ao decorrer do tempo, o resultado adquirido foi uma vaca leiteira de elevada produção.

O gado holandês se caracteriza por sua docilidade e facilidade em manejo. A alta produtividade de leite, com boa concentração de sólidos, é sem dúvida alguma a principal característica da raça. Pode-se dizer, de modo geral, que é a maior produtora de leite, podendo atingir mais de 50 litros/leite/dia, em 3 a 4 ordenhadas.

Foi observado que em termos de adaptabilidade a raça sofria com variações climáticas mais acentuadas e temperaturas mais elevadas, o que refletia diretamente em seu desenvolvimento, produtividade e fertilidade. Sua rusticidade é mais acentuada, logo após adaptada a um determinado clima.

A fim de buscar animais mais adaptados as nossas condições climáticas, propuseram animais oriundos com a raça Holandesa, com o objetivo de manter a alta produtividade e raças mais adaptadas a região, como as zebuínas. Os principais cruzamentos foram realizados com a raça Gir (formando o Girolando), e com o Guzerá (formando o Guzolando ou Guzerando).

Visando atender as atuais necessidades do mercado, a busca de melhoria de vários aspectos como componentes dos sólidos do leite, precocidade dos animais e produtividade, surgiu a procura de novas alternativas genéticas, tendo o cruzamento Jersey x Holandês garantindo bons resultados.

Referências:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s