Teste CMT

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 994 outros assinantes

O CMT ( California Mastite Teste) é um teste rápido e de baixo custo muito utilizado para se diagnosticar mastite subclínica no rebanho leiteiro.

Necessita apenas de uma placa com 4 cavidades e o reagente CMT. A mastite subclínica não é possível de ser diagnosticada a olho nu pelo teste da caneca de fundo preto ou caneca telada, portanto, outros testes são necessários para sua detecção, como o CMT ou a contagem individual de CCS feita eletronicamente em laboratório credenciado da Rede Brasileira de Qualidade do Leite (RBQL).

Ao se misturar o leite com o reagente,ele reagirá com o material genético da célula somática, que resultará na formação de um gel, de acordo com a quantidade de células presentes no leite.  Se a quantidade de CCS for baixa não haverá formação gel e o resultado interpretado será negativo.

De acordo com a espessura do gel, o resultado é lido em escores, que variam de + até  +++, sendo este último interpretado como fortemente positivo, ou seja, alta contagem de células somáticas.

Para se ter um bom acompanhamento da mastite subclínica do rebanho, o ideal é realizar o teste em todas as vacas pelo menos a cada 15 dias.As vantagens deste teste é o baixo custo, facilidade de realização e resultado imediato.

Dúvidas sobre o teste CMT? Deixe aqui nos comentários! 

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »