Principal entrave na produção de pastagens no Brasil

A pecuária brasileira se baseia, principalmente na criação de bovinos a pasto, chegando a apresentar, segundo a Embrapa aproximadamente 200 milhões de hectares de pastagens nativas e/ou cultivadas.

Um levantamento realizado pela Embrapa pastagens indicou a baixa fertilidade como principal entrave na produção de pastagens no Brasil. A empresa brasileira de pesquisa agropecuária entrevistou cerca de 712 pessoas entre técnicos e pecuaristas, dos quais 42% indicaram a baixa fertilidade como maior entrave.

Além da fertilidade, o manejo, a seca e o elevado custo de implantação, recuperação e reforma do pasto são indicados como grandes obstáculos.

No geral, solos brasileiros são pobres em nutrientes e ácidos, levando à necessidade de correção e adubação. Contudo, segundo a mesma pesquisa realizada pela Embrapa, apenas 63% fazem correção do solo na implantação e apenas 57% fazem correção via calcário em pastagens já formadas.

Segundo a Embrapa, já existem diversas tecnologias que visem auxilar o produtor a solucionar parte dos problema, como a utilização de cultivares adaptadas a baixa fertilidade e a recomendação do uso correto de corretivos e fertilizantes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s