A garoupa verdadeira (Epinephelus marginatus) é um peixe marinho, serranídeo e que ocorre nas regiões sudeste e sul do Brasil, podendo pesar mais de 40 kg e ultrapassar 1 m de comprimento. Essa espécie apresenta rápido crescimento, sendo muito utilizada em criações intensivas. Além disso, é um peixe de grande interesse para a pesca industrial, artesanal e esportiva.
Um dos grandes problemas enfrentados é o perigo de extinção dessa espécie. Há estudos no litoral de São Paulo utilizando da marcação genética em alevinos para monitoramento da população de garoupas, o objetivo foi devolver 20 mil alevinos e monitorar a população até que atinjam a maturidade sexual (Fonte: G1)
As garoupas são consideradas hermafroditas protogínicos, o que consiste no nascimento dos indivíduos apresentando o sexo feminino onde posteriormente alguns se desenvolveram em machos. Consequentemente, os machos possuem maior tamanho, ou seja, são mais cobiçados na pesca. Porém, esse fato pode provocar desequilíbrio na reprodução, afetando a população da espécie.
Leia também: Curiosidades sobre a tilápia-do-Nilo
É uma espécie muito apreciada na culinária, necessitando de medidas protetivas para garantir a perpetuação dos indivíduos. Deste modo, projetos de pesquisas e de lei desempenham um papel fundamental, proporcionando a utilização das garoupas de modo consciente e que garanta o equilíbrio do ecossistema.
Acesse nosso LinkedIn: Zootecnia Brasil
Referências:
BUCHERONI, Giulia. Conheça o peixe que estampa a nota de R$ 100,00. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2018/11/01/conheca-o-peixe-que-estampa-a-nota-de-r-10000.ghtml. Acesso em: 22 maio 2022.
GAROUPA ESTÁ EM PERÍODO DE DEFESO DESDE O INÍCIO DE NOVEMBRO. Disponível em: https://www.fishtv.com/noticias/meio-ambiente/garoupa-esta-em-periodo-de-defeso-desde-o-inicio-de-novembro. Acesso em: 22 maio 2022.
MAIA-NOGUEIRA, Rodrigo. A situação legal da Garoupa-verdadeira no Brasil em julho de 2018. Disponível em: https://ecobiogeo.com/blog/2018/07/30/a-situacao-legal-da-garoupa-verdadeira-no-brasil-em-julho-de-2018/. Acesso em: 22 maio 2022.
MARANHA, Fernanda. Pesquisa inverte sexo de garoupas. Disponível em: http://www.usp.br/aun/antigo/exibir.php?id=5431. Acesso em: 22 maio 2022.
SANCHES, Eduardo Gomes et al. VIABILIDADE ECONÔMICA DO CULTIVO DA GAROUPA VERDADEIRA (Epinephelus marginatus) EM TANQUES-REDE, REGIÃO SUDESTE DO BRASIL1. Disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/ftpiea/ie/2006/tec2-0806.pdf. Acesso em: 22 maio 2022.