A espermatogênese é um conjunto de atividades que resultam na produção dos espermatozoides. Os estágios de desenvolvimento ocorrem no epitélio do tubo seminífero, sendo que em touros a síntese do espermatozoide dura em cerca de 60 dias.
A transformação de uma célula germinativa diploide em um gameta masculino haploide é o resultado das divisões celulares importantíssimas para o processo como um todo.
É a puberdade que marca o início da produção do espermatozoide, nos machos a geração de gameta se prolonga por toda vida, porém alguns fatores como idade e sazonalidade podem alterar na características espermáticas.
Leia também: Escolha do sêmen para reprodução de bovinos
Fases da espermatogênese
A primeira fase chamada de espermatocitogênese tem como característica todas as divisões mitóticas das espermatogônias.
A segunda fase (meiótica), permite a diferenciação genética através da replicação do DNA e do crossing over. Na terceira fase ocorre a diferenciação (espermiogênese), não há mais divisão celular e não é suficiente para fecundação.
A espermátide altera suas características e finalmente assume o formato do espermatozoide. Onde apresenta a cabeça contendo material nuclear, flagelo e a região intermediária com hélice mitocondrial.
Os espermatozoides chegam no epidídimo através do avanço nos túbulos retos.
Acesse nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil
A maturação proporciona mobilidade própria e capacidade de fertilização. E ela é finalizada na porção final do epidídimo, espaço que também serve para o armazenamento até que ocorra um estímulo.
Referências:
QUIRINO, C.R. et al. Espermatogênese em eqüinos. https://www.pubvet.com.br/uploads/806f6ab936b5747b923ef0e5878d7227.pdf
ARRUDA, R. P. et al. Morfologia espermática de touros: interpretação e impacto na fertilidade. http://www.cbra.org.br/pages/publicacoes/rbra/v39n1/pag47-60%20(RB572).pdf
Uma resposta