Hipoplasia testicular em bovinos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.001 outros assinantes

Existem vários fatores que influenciam na fertilidade de touros. A Hipoplasia testicular possui como característica a redução ou ausência dos tubos seminíferos, tendo como eventuais fatores interferências ambientais, gênicas e cromossômicas.

As intervenções gênicas ganham destaque em promover a patologia nos machos, portanto essa problemática é hereditária. Ao usar um macho que apresente Hipoplasia de origem gênica como reprodutor, pode ser observado herdabilidade nos descendentes.

Essa alteração anatômica pode acometer todas as raças bovinas. Sendo assim, em rebanhos com alto grau de consanguinidade os índices de Hipoplasia podem ser mais altos.

A Hipoplasia testicular gênica é causada pela expressão de um gene recessivo autossômico de penetrância incompleta que interfere na espermatogênese.

Mudanças morfológicas

O volume testicular é menor, demonstra tubos seminíferos ausentes ou reduzidos. A Hipoplasia pode acometer os dois testículos ou ser unilateral (o caso mais comum é Hipoplasia unilateral do testículo esquerdo).

Essas alterações anatômicas resultam em menor produção de espermatozoides, dessa forma o macho se torna subfértil ou estéril.

Leia também: Espermatogênese: produção de espermatozoides

A deficiência de zinco e os distúrbios endócrinos, durante a puberdade, são descritos como causas alternativas de Hipoplasia testicular de origem ambiental. Por outro lado a Infecção transplacentária também pode ser causadora de Hipoplasia ambiental.

Embora essa patologia tenha uma baixa frequência (atinge aproximadamente 5% do rebanho brasileiro) trata-se de uma das principais patologias que afetam touros.

Acesse nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Referências

M. Z. COSTA, et al. http://www.arsveterinaria.org.br/index.php/ars/article/viewFile/335/280.

SALVADOR, D. F. http://www.uece.br/cienciaanimal/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=792&tmpl=component&format=raw&Itemid=157#:~:text=A%20manifesta%C3%A7%C3%A3o%20mais%20comum%20da,quase%20todas%20as%20ra%C3%A7as%20bovinas.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »