Vamos falar sobre os 5 domínios do bem-estar animal?

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes

As 5 liberdades são mundialmente conhecidas como um marco histórico dentro da ciência do bem-estar animal, influenciando diretamente na elaboração de documentos e tomadas de decisões importantes. Em 2012, o Farm Animal Welfare Council (FAWC) declarou em seu site que as Cinco Liberdades “definem estados ideais em vez de padrões para o bem-estar aceitável”, ONGs de bem-estar animal também adotaram o paradigma das Cinco Liberdades e, em declarações semelhantes às da FAWC, se referiram às Liberdades como estados ou princípios ideais que fornecia uma visão lógica e abrangente guia para avaliação e manejo do bem-estar.

Entretanto, entender essas liberdades definidas como estados ideais e, simultaneamente, vê-las como um guia para uma avaliação e gestão eficaz do bem-estar animal, cria uma expectativa equivocada de que tais estados de liberdade são de fato totalmente alcançáveis, quando na verdade não são!

Mas ai vem uma pergunta bem básica: É possível estar LIVRE de medo 100% do tempo? Aliás, é bom estar livre de medo 100% do tempo partindo do pressuposto que o medo tem uma função adaptativa importantíssima?

Leia também: Bem-estar animal: sombra e água fresca basta?

O modelo de Cinco Domínios para avaliar o comprometimento do bem-estar animal, que no inicio foi aplicado a animais em pesquisa, foi desenvolvido por Mellor e Reid para que o método de avaliação fosse mais abrangente, completo e sistemático para avaliação dos impactos no estado de bem-estar de qualquer animal em questão.

E como foram estruturados esses domínios?

O modelo foi estruturado para  avaliar rupturas e desequilíbrios físicos/funcionais e restrições na expressão comportamental, para assim conseguirmos identificar os efeitos negativos específicos que cada ruptura, desequilíbrio ou restrição podem gerar no bem-estar. Assim, o modelo é composto por 4 domínios predominantemente físicos/funcionais de “nutrição”, “meio ambiente”, “saúde” e “comportamento”, e um quinto domínio “mental”  que é reflexo de experiências individuais.

É importante frisarmos que os 4 domínios estão interligados e um pode influenciar diretamente e/ou indiretamente no outro, exatamente como um efeito dominó.

Exemplo: porca em gaiola sem substrato para fazer ninho pré-parto, isso gera um impacto não somente sobre o comportamento, levando a uma alteração comportamental gerada pelo estresse mas também um estado emocional negativo para o animal, aqui vemos então os domínios 4 e 5 afetados.

LinkedIn: Zootecnia Brasil

Nesse contexto de avaliação de bem-estar conhecemos também o conceito de “uma vida que vale a pensa ser vivida”, esse consiste no entendimento de que o bem-estar é um estado que pode variar de muito bom a muito ruim e o nosso papel é nos preocuparmos em oferecer condições para que no saldo final da vida destes animais ele tenha desfrutado mais de experiências positivas do que negativas, atingindo então o significado pleno do conceito.

Referência:

https://www.mdpi.com/2076-2615/6/3/21/htm

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »