Criação de ovinos – Como iniciar?

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.040 outros assinantes

Os ovinos (Ovis aries) são ruminantes de pequeno à médio porte, que possuem boa adaptação a diversas regiões. Além disso, possuem um rápido desenvolvimento e um bom ciclo reprodutivo, podendo ser considerados uma boa área de produção animal.

De um modo geral, os ovinos nascem após 155 dias de gestação, podendo ser gerado de 1 à 2 filhotes em média por ovelha. Seu ciclo reprodutivo varia de acordo com sua raça de origem, por exemplo, animais provenientes de origem europeia apresentam cio entre os meses de março à maio, ao contrário daqueles animais originados próximo à linha do equador que podem se reproduzir em qualquer época do ano.

1° Passos na Ovinocultura

Ao querer investir na criação e produção de ovinos, o novo produtor deve levar alguns critérios em consideração, como por exemplo em relação a demanda de mercado da região (carne, lã, pele, leite) e planejar o modelo de sistema que ele quer usar: sistema intensivo, semi-extensivo ou extensivo. De acordo com isso, a raça escolhida deve ter boa adaptação ao sistema e a região. Ainda assim, o local onde o animal ficará deve ter um alojamento apropriado, com parte coberta, com disposição de cochos com água, sal e alimentos de fácil alcance.

Leia também: Tosquia Higiênica em Ovinos

Quanto a aquisição dos primeiros animais da propriedade, são eles que irão determinar o futuro da criação de ovinos – portanto, é indispensável o controle e seleção de animais com genética garantida. Falando sobre a seleção de reprodutores e matrizes devem ser observadas algumas características principais, como por exemplo: padrão racial, aprumos, cascos de qualidade, boa fertilidade, livres de defeitos hereditários/doenças, dentre outros. Além do mais, dependendo do tipo de sistema os reprodutores podem permanecer no plantel por um período de até 8 anos.

Exemplos de Raças Ovinas Comuns no Brasil

Santa InêsProduz carne e peleCordeiros nascem em média com 3,5kg e no desmame podem atingir 18kg
SomalisProduz carneAnimais nascem com cerca de 2,5kg e atingem em média 14kg no desmame
CorriedaleCarne e lãOvelhas podem chegar aos 81kg e carneiros atingem 125kg
LacauneLeite e carneAs fêmeas adultas pesam 75kg em média e os machos adultos em torno de 95 a 100kg

Mesmo possuindo rusticidade, os ovinos de modo geral podem contrair doenças (principalmente verminoses) e sofrer lesões, ou seja, uma má acomodação do animal  pode ocasionar problemas nos aprumos – um bom exemplo sobre isso seria o uso de camas forradas ao invés de chãos ripados. Sob o mesmo ponto de vista, deve-se atentar a sanidade de todo o rebanho, bem como ter um período de vacinas e higienização de ambientes, com o intuito de minimizar à proliferação  e contaminação a partir  de microrganismos.

E a nutrição?

Do mesmo modo, em respeito a alimentação, eles necessitam de uma boa pastagem e volumoso de qualidade de acordo com cada faixa etária, ainda mais é importante considerar que comem pouco em comparativo aos demais ruminantes. Ainda assim, os animais em crescimento, os que estão em reprodução, gestantes e na amamentação  devem receber  alimentação com suplemento, com rações concentradas – os demais animais conseguem suprir suas necessidades apenas com oferta de volumoso e sal mineral.  Uma boa nutrição além de  melhorar a produtividade auxilia na imunidade dos animais,  tornando-os  mais fortes e resistentes a parasitas.  

Volumosos – Indicados silagem de milho ou sorgo, capim elefante, feno;

Ração concentrada- Milho, aveia, arroz, trigo, soja, algodão;

Ionóforos na ração-  Modifica  a flora ruminal, melhora o ganho de peso e a conversão alimentar – não são absorvidos pelo trato digestivo e assim não deixam resíduos na carcaça – ajudam na prevenção contra a coccidiose.

Carneiros adultos devem ser alimentados preferencialmente à base de  volumosos, com quantidade moderada de ração concentrada, visto que a ingestão em excesso de ração  e pouco  volumoso levam ao aparecimento de urolitíase obstrutiva (cálculos na uretra), o que consequentemente  causa dificuldade em  urinar ou obstrução total da urina, inviabilizando o reprodutor.

Como resultado, a criação de ovinos, sendo muitos destes de dupla aptidão, em conjuntura do manejo e nutrição apropriados podem proporcionar um bom retorno financeiro com o tempo, mesmo sendo preciso ou não de grandes investimentos iniciais e na procura de mercado os produtos comercializados podem ter uma boa valorização.

Referências:

https://www.embrapa.br/caprinos-e-ovinos

https://www.canalrural.com.br/tag/ovinos/

https://revistagloborural.globo.com/

http://www.iz.sp.gov.br/

http://www.arcoovinos.com.br/

https://www.portalagropecuario.com.br/ovinos-e-caprinos/criacao-de-ovelhas/

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »