Debicagem em Galinhas Poedeiras

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes
debicagem

O que é debicagem?

A debicagem é uma prática de manejo comum realizada em granjas de ovos comerciais. Durante o procedimento, é feita a remoção parcial e cauterização das pontas dos bicos superior e inferior das galinhas poedeiras. A palavra “debicagem” tem sido trocada pelo termo “apara parcial” ou “tratamento da ponta do bico”, devido ao entendimento errôneo por parte da população que acreditam que ocorra uma remoção ou amputação dos bicos das aves.

Por que debicar?

A principal vantagem da técnica é diminuir o canibalismo entre as aves – galinhas mais agressivas tendem a bicar outras aves submissas e/ou mais fracas, resultando em alta mortalidade no plantel. Além disso, animais que passam pelo procedimento desperdiçam menos ração, isso evita que o proprietário tenha grandes perdas econômicas.

Quais os métodos?

Os métodos mais comuns na avicultura de postura consistem na debicagem por lâmina quente plana e em “V” e por radiação infravermelha.

Quando é realizada?

A debicagem com lâmina quente promove os cortes da ponta do bico de forma plana e em formato em “V” e deve ser realizada entre 7 a 10 dias de idade da ave. Quando necessário, pode ser realizada uma segunda debicagem (repasse) entre 10 e 12 semanas de idade das aves. No entanto, como a debicagem em “V” é considerada a mais drástica (feita a 1 mm da narina) não há necessidade de realização de repasse.

Leia também: Importância e técnicas de sexagem em aves comerciais

A debicagem por radiação infravermelha é realizada no primeiro dia de vida da pintainha, ainda no incubatório, após a sexagem das aves.

a) bico normal, b) bico debicado por lâmina plana, c) bico debicado por lâmina em ‘V”. Fonte: Embrapa (2008).

Quem pode realizar?

Essa prática de manejo deverá sempre ser realizada por profissionais capacitados e supervisionados por pessoal técnico. Desse modo, para a realização da debicagem é necessário treinamento da equipe.

debicagem

Existe alguma restrição?

Não se realiza a prática da debicagem em aves/lotes doentes ou em aves feridas. É preciso evitar aquelas que estiverem abaixo do peso, sob reação vacinal ou enfermas.

Qual o manejo necessário antes?

Dois dias antes da debicagem deve ser ofertado às aves uma solução de eletrólitos e vitaminas (contendo principalmente vitamina K), facilitando a coagulação sanguínea e cicatrização do bico e, consequentemente, menor estresse da ave. Recomenda-se o uso de analgésicos contendo dipirona, via ração ou água.

Qual o manejo necessário após?

Entre dois a três dias da realização do procedimento, é recomendável aumentar a quantidade (e altura) da ração nos comedouros e igualmente o fluxo de água nos bebedouros, para que as aves tenham facilidade de acesso para se alimentarem e se hidratarem. É importante fazer o acompanhamento semanal do lote que foi realizada a debicagem, identificando o peso corporal das aves e sua uniformidade.

Referência:

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/179032/1/final8760.pdf

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »