Nos dias atuais sabemos que o segredo para manter um bom convívio social, é ter um bom relacionamento e uma boa comunicação com as pessoas. Quando se tratando de cães, esse assunto torna-se um pouco mais complexo, uma vez que esses animais se comunicam de outra forma conosco e com o mundo.
Para saber mais sobre linguagem canina clique aqui
A busca por uma melhor comunicação entre tutor e cão, deveria ser prioridade para quem decide levar um cãozinho para casa. A partir do momento em que o tutor entende o que o seu cão quer dizer através de seus sinais, a relação entre ambos se estreita, ficando mais tranquila, sólida e equilibrada.
Sendo assim, trago a seguir uma lista com 4 regras práticas que irão te ajudar a ter um ótimo convívio com o seu cão:
1- Posicione-se como o provedor:
Seja a pessoa que fornece para o cão todos os recursos que ele enxerga como mais importantes (Exemplo: brinquedos, comida, petiscos e etc). Ou seja, você quem leva os recursos para o animal, isso fará com que valorize você, assim como valoriza os recursos.
2- Estabeleça seu espaço:
Para os cães, a linguagem corporal é muito mais importante que a verbal, esses animais utilizam muito a ideia de espaço e distância social. Nós humanos também funcionamos assim até certo ponto.
Então, é necessário que você estabeleça o seu espaço e respeite o espaço do seu cão. Caso ele o invada e/ou pule em cima de você, tire-o do local e saia de perto, quanto menos atenção você der a ele nesse “momento de invasão”, mais rapidamente ele irá associar que esse tipo de comportamento implicará na falta de interação entre vocês e assim, aprenderá que só deve entrar no seu espaço quando você permitir.
3- Crie uma rotina:
Os cães são animais que AMAM a previsibilidade, sendo assim, ter uma rotina pré-estabelecida é muito importante para eles, pois reduz o desenvolvimento de ansiedade. Aí vocês perguntam: “como criar uma rotina?”. A resposta é simples, estabeleça horários para brincadeiras, passeios, alimentação e treinos, assim o seu pet saberá o que está por vir.
4- Tenha consistência e consciência:
A consistência e a consciência merecem uma boa atenção, pois são responsáveis por fortalecer a rotina e todas as outras regras citadas. Saiba que tudo o que você faz, influencia de modo direto no comportamento do seu cão. A falta desses dois quesitos na interação entre pet e tutor, pode causar problemas comportamentais, sendo assim, seja um tutor presente e evite esse tipo de problema.
Se você seguir todas essas regras, te garanto que seu convívio e sua relação com o seu melhor amigo de 4 patas só tenderá a crescer e se fortalecer!
Para mais assunto sobre comportamento, adestramento e nutrição de pets, siga meu insta: @zoopetnia
Uma resposta
Amei! Parabéns!!