Em um sistema de produção de ruminantes, é fundamental que criadores e técnicos possuam conhecimento sobre o comportamento normal dos animais. Para isto, é necessário compreender como ocorrem as interações dos animais com o ambiente onde são mantidos, visto que essa compreensão irá permitir que situações que possam causar estresse e consequentemente prejuízos econômicos, sejam evitadas.
O estresse pode ser definido como um estímulo ambiental sobre um indivíduo que sobrecarrega seu sistema de controle (homeostase) e reduz seu potencial de adaptação ao ambiente (Broom & Molento, 2004).
Leia também: Comportamentos anômalos e estereotipados de equinos
Os sistemas intensivos de produção de bovinos quando possuem a presença de variáveis que potencializam ou agravam o estresse, podem conduzir ao desenvolvimento de comportamentos estereotipados pelos animais confinados. As estereotipias são definidas como movimentos repetitivos, regulares e não direcionados a um objetivo, podendo ser uma ação compensatória, que gera estímulos para dissipação de frustrações, em um ambiente empobrecido.
Em vacas leiteiras, a estereotipia de “enrolar da língua” é vista com mais frequência, sendo que a redução do tempo de alimentação em confinamento predispõe ao problema; os animais ficam boa parte do tempo jogando a língua para fora da boca ou ficam a enrolando dentro da cavidade oral. Este comportamento é observado em indivíduos pontuais, porém, considerado um indicativo de estresse deve ser avaliado o lote como um todo. Confira essa estereotipia no vídeo abaixo:
As causas de estereotipias podem incluir: espaço e movimentação restrita no confinamento, desconforto físico, falta de estímulos e de exercício, dieta inadequada, entre outras.
O comportamento estereotipado é um sinal de bem-estar animal comprometido, indicando que as condições ambientais necessitam de melhora para promover saúde e bem-estar. Considerando animais de produção, a preocupação com as estereotipias orais é relativa a relação direta ao desempenho do animal, visto que os mesmos substituem o tempo de alimentação e gastam energia para desenvolver o comportamento.
Respostas de 3