Conheça mais sobre a raça Percheron

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes

Em meio ao rico universo equino, a diversidade se destaca como uma característica fundamental. Cada linhagem traz consigo uma história única e características distintivas, cada região dá origem a suas próprias raças adaptadas às necessidades e ambientes locais. Entre essas diversas raças, destaca-se o Percheron, originário das terras de Perche, na França, onde sua história remonta aos tempos medievais.

Breve história

Originário da região de Perche, na França, o Percheron tem suas raízes traçadas até os tempos medievais. No século VIII, os ancestrais desses cavalos foram introduzidos na região pelos vikings, começando assim uma linhagem que evoluiria ao longo dos séculos. A raça moderna que conhecemos hoje foi formada no século X, através de cruzamentos seletivos com cavalos árabes e berberes, resultando em um equino robusto, porém ágil, ideal para o trabalho agrícola e outras tarefas pesadas.

Leia também: Bretão, uma das raças mais fortes do mundo

Características da raça

O Percheron é facilmente reconhecido por sua estatura e musculatura imponente. Com uma altura média que varia de 1,60 a 1,80 m na cernelha e um peso que pode superar facilmente uma tonelada, esses cavalos impressionam pelo seu tamanho. Sua pelagem é geralmente preta ou cinza, embora variações em branco também possam ser encontradas. Esta pelagem densa e resistente não só proporciona proteção, mas também contribui para sua estética.

percheron branco

Além de sua aparência, os Percherons são conhecidos por sua inteligência. São animais dóceis e confiáveis, tornando-os excelentes para trabalhar em equipe e também para interagir com humanos. Sua versatilidade é outra característica notável, podendo ser encontrados em atividades que vão desde o trabalho agrícola até apresentações de alto nível em competições e até mesmo como animais de terapia.

Curiosidades

Durante o reinado de Luís XIV, por exemplo, foi oficialmente designado como a “raça real” da França, destacando sua importância e popularidade na época. Sua presença não se limita à França, tendo se espalhado globalmente, especialmente durante o século XIX, quando muitos exemplares foram exportados para países como Estados Unidos, Canadá, Argentina e Brasil.

A raça no Brasil

No Brasil, embora não seja uma das raças mais comuns, existem criadores dedicados em várias regiões do país, especialmente em áreas rurais onde a demanda por cavalos de trabalho ainda é significativa.

A presença do Percheron no país tem sido valorizada não apenas por sua utilidade prática, mas também por seu potencial em competições equestres, onde sua beleza e habilidade impressionam juízes e espectadores.

O Percheron é mais do que apenas um cavalo de trabalho – é um símbolo da história e da habilidade humana em criar e aprimorar raças equinas ao longo dos séculos. No Brasil, assim como em outros lugares, o Percheron pode não ser tão comum, mas seu impacto e importância são inegáveis para aqueles que o conhecem e o apreciam.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »