Controle Zootécnico para propriedade leiteira: primeiros passos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

Para que seja menos afetada com os problemas que rondam a cadeia produtiva do leite, é fundamental que os custos de produção sejam os menores possíveis, a eficiência seja a esperada e se tenha um planejamento racional de como os eventos devem acontecer dentro da propriedade. Com um controle de dados atuais e históricos, é possível antecipar problemas, minimizar perdas e projetar melhorias para que a produção seja rendável e para que as dificuldades encontradas não inviabilizem a produção.

Leia também: Estereotipias em vacas leiteiras

Deste modo, este será um manual que ensinará como iniciar do zero o controle zootécnico da uma fazenda leiteira, por isso, trará indicadores básicos de forma simplificada.

Você vai precisar:

1 caderno ou pasta específico para isso: não misture as informações da fazenda com informações pessoais, agenda de contatos, etc. Separe um local onde terá por objetivo conter apenas dados da sua produção

OBS: seja organizado, isso facilitará a análise dos dados, afinal, de nada adianta anotar e não interpretar os resultados.

Comece anotando os dados das vacas:

  • Identificação: pode ser um nome ou um número e o ideal é que o animal esteja identificado (pode ser por brinco ou tatuagem)
  • Idade ao primeiro parto: este dado é muito importante, caso você não obtenha as informações das vacas já lactantes, comece a anotar das novilhas
  • Ultimo parto: anote a data em que este animal pariu pela última vez e se possível a quantidade de crias que já teve
  • Data da ultima cobertura: para fazendas que realizam monta natural desassistida este dado é mais difícil de se obter, porém tente observar e anotar sempre que possível. No caso de inseminação artificial, anote a data em que foi realizada
  • Produção de leite: o ideal é que o leite ordenhado de cada animal seja pesado e anotada pelo menos uma vez no mês
  • Peso do animal: pode ser utilizado um tronco com balança ou uma fita de pesagem para bovinos.
  • Escore de condição corporal: este indicador necessita de prática e critérios específicos para ser analisado.

Anote também os dados dos bezerros:

  • Identificação: é importante que o animal ao nascer receba um nome ou um número próprio para que não seja posteriormente confundido
  • Sexo
  • Data de nascimento
  • Filiação: anote a mãe e o pai de cada bezerro
  • Peso ao nascer: importante que, ao nascer o animal seja pesado e este peso anotado
  • Data de saída: no caso de venda

OBS: você sempre pode deixar um campo de observações para que seja possível anotar eventos esporádicos como no caso de dificuldades no parto, diarreia, morte, etc.

Sugestão de leitura: Nemo: o peixe palhaço mais famoso do mundo!

É necessário que, em caso de venda de bezerros machos, os dados sejam anotados da mesma maneira pois podem servir como indicadores das suas mães.

Testes e qualidade do leite

Se você entrega leite a cooperativas ou lacticínios, provavelmente será recompensado quanto a qualidade microbiológica deste leite e a quantidade de sólidos.

Na sua propriedade pode ser realizado o teste de Caneca telada (Caneca de fundo preto) e CMT. Ambos ajudam na identificação da mastite clínica e subclínica, respectivamente, e devem ser realizadas todos os dias. Caso algum animal seja positivo para um dos testes, é ideal anotar a data, o animal que positivou e o grau do teste de CMT.

Com o tempo, a anotação dos dados se torna automática e é importante incentivar isto entre os funcionários da propriedade. Espera-se que, com no decorrer das anotações, possa ser identificados os maiores gargalos da produção e corrigi-los assim melhorando os ganhos da fazenda!

Siga nossas redes: @zootecnia_brazil e @patadigital_

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »