Carcinicultura Cearense Teme Importação de Camarão do Equador em Meio a Superprodução

O Ceará concentra 54% de toda a produção nacional de camarão, dentro de um Nordeste que responde por 99% da carcinicultura brasileira, segundo a Associação Nacional da Cadeia Produtiva do Camarão (Camarão BR). Rio Grande do Norte vem em seguida com 27%, Piauí com 12% e Paraíba com 6%. É justamente essa posição de liderança que está no centro de uma preocupação levantada por produtores cearenses: o risco sanitário de uma possível entrada maior de camarão equatoriano no mercado brasileiro.

Camarões frescos, carcinicultura cearense e produção nacional de camarão

O que os produtores estão dizendo

Segundo relatos de produtores ouvidos em ato recente, entre eles Cristiano Maia, descrito como o maior criador de camarão do país, o Equador vive um cenário de superprodução, com oferta maior que a demanda depois que Estados Unidos e México passaram a restringir o produto equatoriano. Para os produtores, o excedente estaria sendo direcionado ao mercado brasileiro, numa importação que o governo mantém sob pressão da Organização Mundial do Comércio (OMC).

A Federação da Agricultura do Ceará (Faec), presidida por Amílcar Silveira, e a Associação dos Produtores de Camarão do Ceará (APCC), presidida por Luiz Paulo Sampaio, têm cobrado atenção redobrada das autoridades sanitárias para essa movimentação. É importante destacar que essas alegações sobre superprodução equatoriana e desvio de excedente partem dos próprios produtores e de suas entidades de classe, e não foram verificadas de forma independente por órgãos sanitários no material disponível até o momento.

Camarões em recipiente, produção de camarão no Brasil concentrada no Nordeste

Por que a mancha branca assusta tanto

O temor central dos produtores nordestinos é a entrada de doenças que, segundo eles, não circulam no Brasil, entre elas a mancha branca, um dos vírus mais destrutivos da carcinicultura mundial. Cristiano Maia afirma ter enfrentado e controlado a mancha branca em sua própria fazenda, a Potiporã, em Touros (RN). Para isso, a propriedade ampliou e modernizou seu laboratório e contratou um cientista australiano, que passou três anos treinando a equipe local. As pós-larvas produzidas hoje pela Potiporã, vendidas a fazendas de todo o Nordeste, são descritas pelo produtor como imunes à doença há alguns anos, com o laboratório preparado para reagir rapidamente a um eventual novo surto.

Segundo Maia, erradicar uma doença como essa de um plantel leva em torno de seis gerações de camarões, o que dá uma ideia do tempo e do investimento necessários quando um patógeno desses entra numa região produtora.

Camarões preparados, importação de camarão e ameaça sanitária à carcinicultura

Uma cadeia que depende de poucos estados

Com 99% da produção nacional concentrada em apenas quatro estados do Nordeste, a carcinicultura brasileira tem uma vulnerabilidade estrutural: um problema sanitário sério numa única região compromete boa parte da oferta do país de uma só vez. É esse risco concentrado que explica por que entidades como a Faec e a APCC tratam a questão da importação não como disputa comercial comum, mas como ameaça direta à sanidade de toda a cadeia produtiva nordestina.

Keivia Dias, superintendente de Pesca da Codevasf no Ceará, também acompanhou as discussões sobre o tema, num indicativo de que o debate já chegou a órgãos federais ligados ao desenvolvimento da aquicultura regional.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »