Para que seja menos afetada com os problemas que rondam a cadeia produtiva do leite, é fundamental que os custos de produção sejam os menores possíveis, a eficiência seja a esperada e se tenha um planejamento racional de como os eventos devem acontecer dentro da propriedade. Com um controle de dados atuais e históricos, é possível antecipar problemas, minimizar perdas e projetar melhorias para que a produção seja rendável e para que as dificuldades encontradas não inviabilizem a produção.
Leia também: Estereotipias em vacas leiteiras
Deste modo, este será um manual que ensinará como iniciar do zero o controle zootécnico da uma fazenda leiteira, por isso, trará indicadores básicos de forma simplificada.
Você vai precisar:
– 1 caderno ou pasta específico para isso: não misture as informações da fazenda com informações pessoais, agenda de contatos, etc. Separe um local onde terá por objetivo conter apenas dados da sua produção
OBS: seja organizado, isso facilitará a análise dos dados, afinal, de nada adianta anotar e não interpretar os resultados.
Comece anotando os dados das vacas:
- Identificação: pode ser um nome ou um número e o ideal é que o animal esteja identificado (pode ser por brinco ou tatuagem)
- Idade ao primeiro parto: este dado é muito importante, caso você não obtenha as informações das vacas já lactantes, comece a anotar das novilhas
- Ultimo parto: anote a data em que este animal pariu pela última vez e se possível a quantidade de crias que já teve
- Data da ultima cobertura: para fazendas que realizam monta natural desassistida este dado é mais difícil de se obter, porém tente observar e anotar sempre que possível. No caso de inseminação artificial, anote a data em que foi realizada
- Produção de leite: o ideal é que o leite ordenhado de cada animal seja pesado e anotada pelo menos uma vez no mês
- Peso do animal: pode ser utilizado um tronco com balança ou uma fita de pesagem para bovinos.
- Escore de condição corporal: este indicador necessita de prática e critérios específicos para ser analisado.
Anote também os dados dos bezerros:
- Identificação: é importante que o animal ao nascer receba um nome ou um número próprio para que não seja posteriormente confundido
- Sexo
- Data de nascimento
- Filiação: anote a mãe e o pai de cada bezerro
- Peso ao nascer: importante que, ao nascer o animal seja pesado e este peso anotado
- Data de saída: no caso de venda
OBS: você sempre pode deixar um campo de observações para que seja possível anotar eventos esporádicos como no caso de dificuldades no parto, diarreia, morte, etc.
Sugestão de leitura: Nemo: o peixe palhaço mais famoso do mundo!
É necessário que, em caso de venda de bezerros machos, os dados sejam anotados da mesma maneira pois podem servir como indicadores das suas mães.
Testes e qualidade do leite
Se você entrega leite a cooperativas ou lacticínios, provavelmente será recompensado quanto a qualidade microbiológica deste leite e a quantidade de sólidos.
Na sua propriedade pode ser realizado o teste de Caneca telada (Caneca de fundo preto) e CMT. Ambos ajudam na identificação da mastite clínica e subclínica, respectivamente, e devem ser realizadas todos os dias. Caso algum animal seja positivo para um dos testes, é ideal anotar a data, o animal que positivou e o grau do teste de CMT.
Com o tempo, a anotação dos dados se torna automática e é importante incentivar isto entre os funcionários da propriedade. Espera-se que, com no decorrer das anotações, possa ser identificados os maiores gargalos da produção e corrigi-los assim melhorando os ganhos da fazenda!
Siga nossas redes: @zootecnia_brazil e @patadigital_
Respostas de 2