Uso de ácido propiônico na conservação de farelo úmido de glúten de milho

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes
FUGM

O farelo úmido de glúten de milho (FUGM) é um coproduto que tem origem no processamento de milho, no qual a indústria tem objetivo de obter xarope e amido. As fábricas tem dificuldade em dar finalidade ao produto residual, visto que pode gerar alta contaminação ao meio ambiente.

Por outro lado, apresenta boas características bromatológicas, que levam ao bom desempenho animal. Sendo assim, a composição do FUGM tende a ter alta concentração de proteínas brutas (14 a 24%). O farelo pode ser comercializado em consistência úmida, apresentando aproximadamente 40% de matéria seca, enquanto em estado seco tem em torno de 90 a 92% de MS. 

Entretanto, a alta umidade do farelo favorece o desenvolvimento de microrganismos, como fungos, os quais levam a deterioração do produto. Sendo assim, pesquisas na linha de conservação são realizadas, visando aumentar a durabilidade do produto. 

Leia também: Considerações sobre ingredientes úmidos nas dietas de bovinos

Uma maneira de conservação é fazendo o uso de ácidos orgânicos, o qual pode-se destacar o ácido propiônico, que tem alta efetividade.  O ácido propiônico é um ácido carboxílico e sua fórmula é C3H6O2. Tem propriedade conservante através da inibição do crescimento de fungos e bactérias. O uso de ácido propiônico se demonstra efetivo com 1% de aplicação.

O pH é uma característica importante, reduzindo a velocidade de perdas do FUGM, pois inibe o crescimento de microrganismos indesejados. A deterioração desse material, segundo estudos, ja pode ser notada superficialmente com temperaturas acima de 17ºC, logo nos primeiros dias.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Os fungos presentes nos alimentos produzem micotoxinas com alto potencial de contaminação do alimento. As principais micotoxinas que afetam o milho são: aflotoxinas, fumonisinas, zearalenona.

As aflotoxinas são produzidas pelos fungos Aspergillus, as fumonisinas e a zearalenona são produzidas por Fusarium. Essas micotoxinas desencadeiam problemas de saúde e produção no rebanho, como diarreia, imunossupressão, problemas reprodutivos, problemas cardíacos.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »