A eterna dúvida: lavar ou não lavar a carne?

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.040 outros assinantes
lavar

Se você já se deparou com alguém na cozinha lavando a carne antes do preparo, ou até mesmo se você mesmo já fez isso, este post é pra você!

Leia também: É mesmo carne bovina?

Então, calma lá! Antes de ir correndo para a torneira, saiba que lavar carne, seja bovina, suína, ovina/caprina ou de frango, não é lá a melhor ideia. Mas por quê? Porque, acredite ou não, lavar a carne pode ser mais prejudicial do que benéfico.

A gente entende, a limpeza é uma parada essencial na nossa vida. Mas quando falamos de carne, lavar pode ser tipo chamar as bactérias pra uma festinha indesejada ou até mesmo abrir as portas para uma contaminação cruzada que ninguém quer no organismo.

A carne é uma mistura incrível de proteínas, vitaminas, minerais e, claro, água. Essa água é a responsável por deixar a carne suculenta depois do preparo. Então, ao lavar a carne, a gente acaba meio que espalhando por aí essas bactérias que são praticamente o tempero natural do alimento.

A presença de bactérias na carne faz parte do jogo da vida, associada ao ambiente microbiano dos animais durante toda a sua existência e mesmo após o abate. Por isso, existe toda uma dança de controle de temperatura e umidade para garantir produtos de qualidade, desde os tempos pré-abate.

Os microrganismos indesejados são eliminados durante o cozimento, quando a temperatura fica tão alta que até as bactérias mais resistentes pensam duas vezes antes de sobreviver. No entanto, as bactérias patogênicas, aquelas vindas de armazenamento e preparo descuidados, são um desafio maior, capazes de causar estragos na saúde.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Portanto, na próxima vez que bater aquela vontade de dar um banho na carne, lembre-se: deixe essa tarefa para o chuveiro. Na cozinha, confie no calor do preparo e mantenha sua refeição livre de contaminações desnecessárias. Vamos manter a carne no ponto certo e a saúde sempre em alta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »