Desvendando os segredos da carcaça animal perfeita: uma jornada de qualidade e sabor

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.001 outros assinantes

Ao meio de várias opções de cortes especiais e peças de carne disponíveis no mercado, a escolha da “melhor opção” para o churrasco não é uma tarefa fácil. Profissionais com atuação no agronegócio, como agrônomos, médicos veterinários ou zootecnistas, podem ajudar nessa escolha? Será que sempre é possível escolher a melhor opção?!

Em geral, inúmeros fatores influenciam no processo de “construção” de uma carcaça saudável e de qualidade. O processo é muito mais oneroso e trabalhoso do que a maioria das pessoas pensam. A escolha do animal ideal não é o início, afinal, ele deverá se alimentar de forragem e/ou concentrado, que deve ser cultivado, colhido e processado antes mesmo do animal nascer, dependendo da espécie escolhida.

Leia também: Você sabe a importância da cor na qualidade das carnes?

Os diferentes sistemas de criação têm influência direta sobre a qualidade da carne produzida, principalmente no quesito gordura – seja ela de marmoreio ou cobertura. Mas e como isso acontece? A produção de animais com foco para produção de carne é feita usualmente em dois sistemas produtivos, com alimentação baseada em grãos ou pastagens, podendo haver a combinação dos dois tipos de alimentos.

A pastagem possui em sua composição um antioxidante lipossolúvel conhecido como betacaroteno, que é precursor da vitamina A. Ele pertence à família dos carotenoides, e desta forma, possibilita a coloração alaranjada a alimentos como frutas e vegetais, e posteriormente, a gordura da carcaça animal. Já ouviu falar sobre a importância em consumir cenoura devido ao desejo de ficar com a pele bronzeada, em humanos? Uma relação semelhante explica as diferentes tonalidades de gordura observadas na carcaça animal. Os alimentos influenciam diretamente na coloração destas partes da carcaça.

Um dos principais motivos pelos quais temos diferentes colorações no mercado é a exigência do mercado consumidor. Determinadas regiões, influenciadas por diferentes culturas, têm preferência por carcaças com colorações distintas, sejam estas mais ou menos intensas.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

Assim, os profissionais que trabalham com foco na nutrição animal têm importância neste processo, uma vez que o ajuste da dieta dos animais é de extrema importância para tal. Por isso lembre-se, a coloração não é o único fator que deve ser avaliado como indício de qualidade em carcaças, isto depende de outros inúmeros fatores. No entanto, conhecer o processo como um todo auxilia na escolha da opção com mais sabedoria.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »