Importância da suplementação de Selênio e Vitamina E em vacas durante a fase reprodutiva

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

As vitaminas são vitais para o funcionamento do organismo, bem como os minerais. Entre as finalidades das vitaminas é possível citar cofatores de enzimas, são elementos reguladores, desencadeiam ou controlam processos metabólicos e sua adequada concentração na dieta beneficia do desempenho animal.

A vitamina E tem função antioxidante (essas substâncias protegem as células do organismo contra efeitos dos radicais livres produzidos pelos processos fisiológicos) e por outro lado imunoestimulante (melhorando a atividade fagocítica e bactericida dos macrófagos e neutrófilos).

Da mesma maneira que as vitaminas, os minerais também contribuem para diversos processos fisiológicos: fundamentais para o funcionamento adequado de quase todos os processos bioquímicos do organismo, como composição estrutural de hormônios, participação em fluidos intra e extracelulares e catalisadores enzimáticos.

A deficiência em minerais como Selênio tem sido associada com aumento da incidência de doenças já que tem grande participação no sistema imunológico.

Quando vacas e novilhas são adequadamente suplementadas com Selênio e Vitamina E é observado redução em problemas como retenção de placenta, infecções uterinas e mastites clínicas no início da lactação.

A falta de Selênio também pode gerar estros silenciosos, cistos ovarianos, redução de motilidade espermática.

Durante as primeiras e últimas semanas de gestação é notado queda drástica na concentração de vitamina E no sangue. Nesses casos os animais ficam mais susceptíveis pois a imunologia esta sendo afetada.

Em casos de deficiência da vitamina E, tem se observado nos animais em gestação, a morte e a reabsorção do feto. A atrofia testicular e a degeneração do epitélio germinal dos lóbulos seminíferos. Em suma a vitamina E tem a finalidade de complementar o Selênio.

Mecanismos de Defesas do úbere

A incidência de Mastite nos rebanhos brasileiros é muito alta, segundo um estudo de Smith et al. (1984) a suplementação com selênio e vitamina E podem reduzir em até 37% a permanência dessas inflamação nos rebanhos.

Portanto é possível dizer que a deficiência nutricional gera como resultado uma resposta imunológica enfraquecida, predispondo o úbere a situações inflamatórias.

Embora essas pesquisas apresentem bons índices é válido afirmar que outras medidas profiláticas tambem devem ser adotadas afim de prevenir o aumento da doença.

Referências:

PERES, J. R. https://www.milkpoint.com.br/artigos/producao-de-leite/suplementacao-de-selenio-para-vacas-no-preparto-15902n.aspx#:~:text=A%20correta%20suplementa%C3%A7%C3%A3o%20de%20sel%C3%AAnio,taxa%20de%20sobreviv%C3%AAncia%20dos%20bezerros.

DIAS, J. C. file:///C:/Users/55419/Downloads/alguns-aspectos-da-interaccedilatilde.pdf.

COSMO, B,N,M. https://www.fcav.unesp.br/Home/ensino/departamentos/cienciasdaproducaoagricola/laboratoriodematologia-labmato/revistaagronomiabrasileira/rab202015.pdf

CUNHA, J.A. https://www.scielo.br/j/abmvz/a/ZJNHMNzYBggwXtSvrc6LHQQ/?lang=pt#:~:text=A%20suplementa%C3%A7%C3%A3o%20com%20sel%C3%AAnio%20e,a%2012%C2%AA%20semana%20de%20lacta%C3%A7%C3%A3o.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »