Espermatogênese: produção de espermatozoide

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.040 outros assinantes
espermatogênese

A espermatogênese é um conjunto de atividades que resultam na produção dos espermatozoides. Os estágios de desenvolvimento ocorrem no epitélio do tubo seminífero, sendo que em touros a síntese do espermatozoide dura em cerca de 60 dias.

A transformação de uma célula germinativa diploide em um gameta masculino haploide é o resultado das divisões celulares importantíssimas para o processo como um todo.

É a puberdade que marca o início da produção do espermatozoide, nos machos a geração de gameta se prolonga por toda vida, porém alguns fatores como idade e sazonalidade podem alterar na características espermáticas.

Leia também: Escolha do sêmen para reprodução de bovinos

Fases da espermatogênese

A primeira fase chamada de espermatocitogênese tem como característica todas as divisões mitóticas das espermatogônias.

A segunda fase (meiótica), permite a diferenciação genética através da replicação do DNA e do crossing over. Na terceira fase ocorre a diferenciação (espermiogênese), não há mais divisão celular e não é suficiente para fecundação.

A espermátide altera suas características e finalmente assume o formato do espermatozoide. Onde apresenta a cabeça contendo material nuclear, flagelo e a região intermediária com hélice mitocondrial.

Os espermatozoides chegam no epidídimo através do avanço nos túbulos retos.

Acesse nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

A maturação proporciona mobilidade própria e capacidade de fertilização. E ela é finalizada na porção final do epidídimo, espaço que também serve para o armazenamento até que ocorra um estímulo.

Referências:

QUIRINO, C.R. et al. Espermatogênese em eqüinos. https://www.pubvet.com.br/uploads/806f6ab936b5747b923ef0e5878d7227.pdf

ARRUDA, R. P. et al. Morfologia espermática de touros: interpretação e impacto na fertilidade. http://www.cbra.org.br/pages/publicacoes/rbra/v39n1/pag47-60%20(RB572).pdf

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »