Ômega-3 e seus benefícios para a nutrição dos pets

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes
Ômega-3

A longevidade de cães e gatos tem aumentado ao longo dos anos em decorrência da intensa relação com o ser humano. Cada vez mais os pets têm se tornado membros da família. Com isso, os tutores buscam por alimentos comerciais que além de nutrir e saciar, garantam saúde e qualidade de vida aos animais.

As dietas são formuladas não só para garantir a nutrição adequada dos pets, mas também para prevenir e auxiliar no tratamento de doenças. Desta forma, vários estudos têm evidenciado a participação de grupos de ácidos graxos das séries ômega-3 e 6 influenciando nas respostas inflamatórias de cães e gatos.

Leia também: Zootecnista e o Mercado Pet

Os ácidos graxos poli-insaturados da família ômega-3 são considerados nutrientes essenciais para os pets. Eles são encontrados abundantemente em peixes marinhos. Normalmente, são utilizados como nutracêuticos, ou seja, nutrientes funcionais com característica de auxiliar na redução de riscos de doenças. Existe uma série de ácidos graxos ômega-3, porém os mais comuns são o ácido linolênico (ALA), o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA).

Benefícios

O óleo de peixe é a fonte mais eficiente de EPA e DHA. Esses ácidos graxos poli-insaturados podem prevenir a carcinogênese, o crescimento de tumores sólidos e a ocorrência de caquexia e metástase em modelos experimentais. Os mecanismos pelos quais o ômega-3 altera o crescimento tumoral e a metástase é desconhecido. Entretanto, o EPA pode inibir a proliferação celular e inibir a apoptose. Em relação ao uso de anti-inflamatórios esteroides e não esteroides usados em tratamentos de artrite e osteoartrose, tanto o EPA como o DHA apresentam potentes propriedades anti-inflamatórias.

Acesse também nosso linkedin e nos siga: Zootecnia Brasil

Os ácidos graxos ômega-3 contribuem com vários benefícios para o organismo dos animais. Com isso, são incorporados à membrana celular e possuem efeitos sobre sua integridade e fluidez, atuando também na sinalização celular. Além disso, reduzem o remodelamento e disfunção cardíaca, diminuem a frequência cardíaca e a pressão arterial, auxiliam na função endotelial e na redução da agregação de plaquetas. Portanto, podem ser utilizados no tratamento de doenças cardíacas em estágios iniciais.

Referências:

FREITAS, et., al. Benefícios do ômega-3 na nutrição de cães e gatos. Jornal MedVet Science FCAA, vol. 2, n.2, 2020.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »