Carcinicultura: criação de camarões

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes
carcinicultura

A carcinicultura ou carcinocultura é um ramo da aquicultura que se refere à criação de camarões, tanto de água salgada como água doce. As duas espécies principais de cultivo no Brasil são: Litopenaeus vannamei, espécie de água salgada (conhecido como camarão cinza) e a espécie Macrobrachium rosenbergii de água doce (conhecido como camarão da Malásia).

carcinicultura
Camarão cinza – Litopenaeus vannamei (Fonte: GIA).
carcinicultura
Exemplo do camarão da Malásia (Fonte: MF Rural).

A carcinicultura de água salgada é a mais difundida no país devido ao maior desenvolvimento tecnológico da cultura, principalmente laboratórios fornecedores de pós-larvas, grande aceitação do mercado e ciclo de produção curto (em torno de 4 meses). A principal região produtora é a região Nordeste com os estados do Rio Grande do Norte e Ceará liderando a produção. O camarão cinza vive principalmente em regiões de águas rasas na costa do Pacífico, predominantemente em clima tropical e subtropical.

Leia também: A Piscicultura no Brasil (uma breve introdução)

O camarão cinza pode ser cultivado em viveiros escavados, tanques à base de concreto, gaiolas flutuantes e cercados. O cultivo se dá basicamente em quatro fases: larvicultura, berçário, engorda e despesca (SILVA, 2020). Além disso, o camarão cinza é considerado onívoro, alimentando-se de fito e zooplâncton (importância da adubação do viveiro antes do estabelecimento da cultura a fim de promover o crescimento desses organismos). Os camarões de água salgada sobrevivem na faixa de temperatura entre 23°C e 30°C.

Os machos do camarão L. vannamei atingem a maturidade sexual medindo em média 17 cm e pesando cerca de 20 g e as fêmeas medindo em média 23 cm e pesando cerca de 28 g – sendo por volta dos 6-7 meses de vida (COZER & ROSSI, 2016).

carcinicultura
Exemplar de L. vannamei (Fonte: GIA).

Assim como o cultivo de peixes, o cultivo de camarão pode ser desenvolvido em sistema intensivo, semi-intensivo e extensivo, sendo que o sistema semi-intensivo é o mais praticado no Brasil, devido ao clima favorável, disponibilidade hídrica e desenvolvimento de novas tecnologias.

Acesse também nosso LinkedIn e nos siga: Zootecnia Brasil

A grande procura por alternativas alimentares faz com que o camarão seja um produto muito cobiçado na culinária mundial, além disso, o camarão é uma fonte de ômega-3 (importante anti-inflamatório). O Brasil possui grande potencial para cultivo devido a sua extensão territorial e disponibilidade hídrica, bem como o desenvolvimento tecnológico por parte principalmente de Universidades e Instituições tecnológicas.

Referências:

SEBRAE. Criação de camarão – Cartilha Básica.

IEA. Desenvolvimento da carcinicultura marinha no Brasil e no mundo – avanços tecnológicos e desafios.

SCIELO. Eficiência Produtiva das Fazendas de Carcinicultura no Estado do Ceará.

REPOSITÓRIO UNB. Validação de um painel de SNPS de baixa densidade para análise de paternidade e parentesco e avaliação da variabilidade genética do camarão cinza (Litopenaeus vannamei).

2 respostas

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »