O estado nutricional do rebanho pode ser avaliado por meio da condição corporal. Se trata de um parâmetro subjetivo fundamentado na classificação dos animais com base na massa gorda e cobertura muscular.
Linkedin: Zootecnia Brasil
Os bovinos passam por diferentes ciclos produtivos e reprodutivos ao longo do ano gerando mudanças nas necessidades nutricionais. Uma vez que, devido a mudanças climáticas o abastecimento de alimentos muda, assim como, o ganho ou a perda de peso dos animais.
Dessa forma, a avaliação do estado nutricional do rebanho pode ser analisada por meio da condição corporal, visto que é mais indicada que a avaliação pelo método do peso corporal, pois considera o acúmulo de reservas corporais que serão mobilizadas pela fêmea durante a fase inicial da lactação, bem como no balanço energético negativo.
Leia também: Escore de condição corporal em bovinos de leite
Em outras palavras, por meio desta análise é possível observar condições de sub ou superalimentação, as quais são prejudiciais aos rebanhos.
Animais magros
Escore de condição corporal baixo: o animal pode apresentar falhas na reprodução como dificuldade em ciclar, emprenhar, intervalo entre partos longos, bem como crias fracas ao nascer.
Animais gordos
Escore de condição corporal alto: são animais mais caros para serem mantidos no rebanho, mobilidade reduzida, e assim como o escore baixo o alto também podem apresentar problemas reprodutivos como a ocorrência de partos distócicos, falhas ao ciclar e dificuldade em emprenhar.
Porque utilizar o escore de condição corporal?
A utilização dessa estratégia permite que ajustes no manejo nutricional sejam feitas a tempo. Dessa forma, vacas com boa condição corporal ao parto demonstram cio mais cedo e apresentam maior índice de concepção.
Sistemas de escore visual para avaliar a condição corporal
Por fim, há múltiplos trabalhos de pesquisa que demonstram que a condição corporal da vaca ao parto possui relação com o desempenho reprodutivo no pós-parto, e por isso é de suma importância o monitoramento da condição corporal no terço final da gestação, pois permite ajuste nutricional para que ao parto o escore adequado seja atingido.
Referências:
Escores de condição corporal para gado de corte. Beefpoint.com.br. Disponível em: <beefpoint.com.br/escores-de-condicao-corporal-para-gado-de-corte-5028/>. Acesso em: 1 de setembro de 2021.
IANARELI, Camila. Importância do escore da condição corporal em sistema de cria e como avaliar. Rehagro Blog. Disponível em: <rehagro.com.br/blog/escore-da-condicao-corporal-em-sistema-de-cria-e-como-avaliar/>. Acesso em: 31 de agosto de 2021
Respostas de 2