Funcionalidade de microminerais na alimentação animal

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes

Os microminerais contrapõem os macros, pois são exigidos pelo organismo em menores proporções e são dados em ppm (parte por milhão) ou ppb (parte por bilhão).

São classificados da seguinte forma:

  • Ferro (Fe): encontrado em boa quantidade em forrageiras, suprindo a demanda dos ruminantes. As leguminosas, oleaginosas e os subprodutos de origem animal também são ricas em ferro, enquanto os grãos são pobres. Ou seja, ruminantes em pastejo não necessitam de suplementação, os confinados sim.
  • Iodo (I): importante no processo digestivo, sendo encontrado cerca de 70- 80% na tireoide e sendo escasso na natureza. Os grãos são pobres e as forrageiras tem teor médio (sendo suficiente para suprir as necessidades de ruminantes).
  • Selênio (Se): também escasso na natureza, atua juntamente com vitamina E, sendo considerados os principais elementos antioxidantes, importantes em dietas com alto teor de gordura (suínos e frangos em terminação), pois evita a beta-oxidação da gordura nas artérias, evitando morte súbita. No caso dos ruminantes, existe um limite de 7-8% de gordura na dieta, por isso não necessita de antioxidante.
  • Chumbo (Pb), Cádmio (Cd) e Silício (Si) são considerados minerais pesados, não requeridos pelos animais, porém podem estar presentes em solos ou plantas, e são altamente tóxicos.
  • Outros: Zinco (Zn), Cobalto (Co), Cobre (Cu), Manganês (Mn), Molibdênio (Mo), Flúor (F) e Níquel (Ni).

Analisando a toxicidade, os microminerais são os mais tóxicos que os macros, ou seja, o organismo tolera uma maior quantidade de macro minerais ao invés dos micros, caso aconteça algum erro de quantidade.

Leia também: Funcionalidade de macrominerais na alimentação animal

Referências:

Conhecimento adquirido durante as aulas de Alimentos e Alimentação (2020.2) na Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Redes sociais:

Para mais conteúdos como este, siga o Zootecnia Brasil  e eu, Daniella Barauna no Instagram!

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »