Funcionalidade de macrominerais na alimentação animal

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes
macrominerais

Os minerais são importantes para o desenvolvimento ósseo dos animais, principalmente o cálcio, o fósforo e o magnésio, formadores do esqueleto. O cálcio também é extremamente necessário para fêmeas em lactação, pois o requerimento é em dobro e consequentemente quanto maior a produção de leite, maior o requerimento.

Leia também: Mil e uma utilidades da Soja

O fósforo age no metabolismo das gorduras e das proteínas. O potássio por sua vez, faz parte da hemoglobina – de onde parte o transporte de oxigênio – e para a atividade muscular (conhecido como antiestresse muscular). Pensando nisso, animais de alto rendimento como equinos atletas ou bovinos de tração, necessitam de potássio em sua alimentação. O sódio é um regulador do balanço osmótico do organismo, absorvendo água e compondo a bomba sódio-potássio, sem ela as células morrem.

Os macrominerais são requeridos em maiores quantidades pelo organismo, e são dados em percentagem ou em gramas.

Classificação dos macrominerais

Fósforo (P): os solos brasileiros são pobres em fósforo, isso reflete na qualidade das forragens – principalmente nativas – consumidas pelos animais. Em excesso, o fósforo se complexa com o cálcio e se torna um mineral com baixa disponibilidade. Além disso, formam urólitos (popularmente chamados de pedras nos rins), resultando na chamada urolitíase. Ou seja, a quantidade de fósforo deve ser sempre inferior à quantidade de cálcio.

Cálcio (Ca): temos como fonte deste, os subprodutos de origem animal, como a farinha de peixe, de ossos, o próprio leite e outros. Nas leguminosas, o cálcio se encontra na forma de oxalato, sendo um elemento de baixa disponibilidade, pouco disponível para ser absorvido pelo organismo do animal.

Magnésio (Mg): há baixa disponibilidade de magnésio nas forragens, por isso é necessário suplementar a alimentação. No caso dos grãos, está presente em uma quantidade média.

Potássio (K): as forragens são ricas em potássio, enquanto os grãos possuem uma quantidade média. Com isso, os animais que pastejam não necessitam de suplementação, ao contrário de animais confinados.

Sódio (Na): na natureza, o sódio é sempre encontrado associado a outro mineral, como o cloreto de sódio (sal de cozinha) e o fosfato de sódio.

Cloro (Cl): é necessário para o organismo, porém também é bastante perdido pelo mesmo, através dos fluídos extracelulares, como por exemplo: lágrimas, saliva e suor.

Enxofre (S): importante na formação dos aminoácidos sulfurosos (metionina, cistina, cisteína) que por sua vez, são necessários para a formação de alguns hormônios, e a principal fonte de enxofre é a soja. Com a ureia substituindo a soja, é recomendado a utilização de sulfato (de cálcio, de potássio e flor de enxofre), pois retirou-se a única fonte de enxofre para o rúmen.

Referências:

Conhecimento adquirido durante as aulas de Alimentos e Alimentação (2020.2) na Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Redes sociais:

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »