O caviar pode ser definido como as ovas que ainda não foram fertilizadas da espécie de peixe esturjão. Esse produto pode custar mais de dois mil dólares, agregando valor de mercado fazendo com que seja muito cobiçado para a culinária de luxo. Além disso, o esturjão pode chegar a mais de seis metros de comprimento, tornando-se um dos maiores peixes do mundo.
Do mesmo modo, a espécie de peixe pode ser encontrada no Mar Cáspio (Europa e Ásia), fazendo com que a Rússia e o Irã sejam os maiores produtores de caviar do mundo.
Por ter um alto valor agregado, a pesca extrativista diminuiu drasticamente a população de esturjões, isso se dá pelo fato de que as ovas são extraídas das fêmeas. Já existem outros “tipos de caviar” no mercado – de salmonídeos, por exemplo- com a finalidade de, principalmente, amenizar os impactos causados pela pesca do esturjão. Outro fato que torna o caviar ainda mais cobiçado é o seu uso na produção de cosméticos, devido às substâncias em sua composição: os fosfolipídeos e as fosfoproteínas.
Leia também: Tainha: a “picanha” dos mares de outono
Zootecnista e o mercado do caviar
Qual seria a função de um Zootecnista nesse mercado?
Certamente, atuando nos mecanismos de reprodução em aquicultura da espécie. Diminuindo impactos causados pela extinção e atuando na conservação do esturjão.
CURIOSIDADES
O esturjão kalunga, sterlet e beluga são as espécies ditas como “verdadeiras”.
O nome tem origem alemã e significa “remexer”, isso se dá pelo hábito do animal quando está buscando alimento: “remexer” o fundo das águas.
Não possuem dentes e se alimentam por sucção, acabam ingerindo lama e areia.
Algumas espécies podem atingir a maturidade sexual aos 20 anos de idade.
Acesse também nosso linkedin e nos siga: Zootecnia Brasil
Referências:
AGRONEWS. Você sabe o que é caviar, de onde vem e por que é tão caro? Disponível em: https://agronews.tv.br/voce-sabe-o-que-e-caviar-de-onde-vem-e-por-que-e-tao-caro/. Acesso em: 02 jul. 2021.
INSPIRATION, Oceano. Esturjão. Disponível em: http://www.oceaninspiration.net/esturjao/. Acesso em: 02 jul. 2021.
NIKOO, Mehdi; GHOMI, Mohammad Reza. Influência do tipo de óleo de fritura e armazenamento a frio na qualidade nutricional do esturjão branco (Huso huso) de cativeiro. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rn/a/GVFRsFJGnHPYTN9krmDRPmn/?lang=en. Acesso em: 02 jul. 2021.
SCHALL, Brunah et al. Caviar. Disponível em: https://www.ufmg.br/cienciaparatodos/wp-content/uploads/2011/05/55-caviar.pdf. Acesso em: 02 jul. 2021.
Uma resposta
Olá gostaria de começar a reproduzir esturjão sou de Florianópolis.Se alguém puder me ajudar.Obrigada 55(48)991351104 Whatssap