Tainha: a “picanha” dos mares de outono

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes

A tainha é um peixe de águas marinhas temperadas e tropicais, pertencente ao gênero Mugil. Entretanto, a espécie largamente encontrada no Brasil é a Mugil brasiliensis. São peixes de escama e podem chegar a mais de oito quilos e alcançar mais de um metro de comprimento. Além disso, essa espécie é utilizada na alimentação humana desde o Império Romano.

Leia Também: Cultivo de Dourado

Peixe Tainha: Conheça todas informações sobre essa espécie
Fonte: Pesca Gerais

São peixes de corpo alongado e cabeça achatada, também conhecidos como curimã, tainha-olhalvo, urichoa, tamatarana e tapuji. Além disso, sua alimentação é feita de algas, plâncton, pequenos organismos e vegetais. Outro fato importante é sua reprodução que ocorre entre agosto e outubro em locais conhecidos como estuários – transição entre o rio e o mar.

Essa espécie vive em águas costeiras temperadas ou tropicais, nas proximidades dos costões rochosos e recifes, nas praias de areia e nos manguezais (Foto: Arquivo TG)
Fonte: G1 (Foto Arquivo TG)

Machos e fêmeas formam grandes cardumes com o objetivo da reprodução, cada tainha pode desovar mais de cinco milhões de ovos para fecundação.

A safra da tainha

A pesca ocorre entre os meses de maio e julho, durante a migração para reprodução da espécie. No estado de Santa Catarina, em maio de 2020, foram capturadas cerca de 557 toneladas do peixe (Fonte: Fepesc).

tainha
Palhoça – SC (Fonte: Grupo Informações da Pesca)

Referências:

https://www.nsctotal.com.br

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/2015/02/tainha.html

2 respostas

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »