Os ovinos (Ovis aries) são ruminantes de pequeno à médio porte, que possuem boa adaptação a diversas regiões. Além disso, possuem um rápido desenvolvimento e um bom ciclo reprodutivo, podendo ser considerados uma boa área de produção animal.
De um modo geral, os ovinos nascem após 155 dias de gestação, podendo ser gerado de 1 à 2 filhotes em média por ovelha. Seu ciclo reprodutivo varia de acordo com sua raça de origem, por exemplo, animais provenientes de origem europeia apresentam cio entre os meses de março à maio, ao contrário daqueles animais originados próximo à linha do equador que podem se reproduzir em qualquer época do ano.
1° Passos na Ovinocultura
Ao querer investir na criação e produção de ovinos, o novo produtor deve levar alguns critérios em consideração, como por exemplo em relação a demanda de mercado da região (carne, lã, pele, leite) e planejar o modelo de sistema que ele quer usar: sistema intensivo, semi-extensivo ou extensivo. De acordo com isso, a raça escolhida deve ter boa adaptação ao sistema e a região. Ainda assim, o local onde o animal ficará deve ter um alojamento apropriado, com parte coberta, com disposição de cochos com água, sal e alimentos de fácil alcance.
Leia também: Tosquia Higiênica em Ovinos
Quanto a aquisição dos primeiros animais da propriedade, são eles que irão determinar o futuro da criação de ovinos – portanto, é indispensável o controle e seleção de animais com genética garantida. Falando sobre a seleção de reprodutores e matrizes devem ser observadas algumas características principais, como por exemplo: padrão racial, aprumos, cascos de qualidade, boa fertilidade, livres de defeitos hereditários/doenças, dentre outros. Além do mais, dependendo do tipo de sistema os reprodutores podem permanecer no plantel por um período de até 8 anos.
Exemplos de Raças Ovinas Comuns no Brasil
Santa Inês | Produz carne e pele | Cordeiros nascem em média com 3,5kg e no desmame podem atingir 18kg |
Somalis | Produz carne | Animais nascem com cerca de 2,5kg e atingem em média 14kg no desmame |
Corriedale | Carne e lã | Ovelhas podem chegar aos 81kg e carneiros atingem 125kg |
Lacaune | Leite e carne | As fêmeas adultas pesam 75kg em média e os machos adultos em torno de 95 a 100kg |
Mesmo possuindo rusticidade, os ovinos de modo geral podem contrair doenças (principalmente verminoses) e sofrer lesões, ou seja, uma má acomodação do animal pode ocasionar problemas nos aprumos – um bom exemplo sobre isso seria o uso de camas forradas ao invés de chãos ripados. Sob o mesmo ponto de vista, deve-se atentar a sanidade de todo o rebanho, bem como ter um período de vacinas e higienização de ambientes, com o intuito de minimizar à proliferação e contaminação a partir de microrganismos.
E a nutrição?
Do mesmo modo, em respeito a alimentação, eles necessitam de uma boa pastagem e volumoso de qualidade de acordo com cada faixa etária, ainda mais é importante considerar que comem pouco em comparativo aos demais ruminantes. Ainda assim, os animais em crescimento, os que estão em reprodução, gestantes e na amamentação devem receber alimentação com suplemento, com rações concentradas – os demais animais conseguem suprir suas necessidades apenas com oferta de volumoso e sal mineral. Uma boa nutrição além de melhorar a produtividade auxilia na imunidade dos animais, tornando-os mais fortes e resistentes a parasitas.
Volumosos – Indicados silagem de milho ou sorgo, capim elefante, feno;
Ração concentrada- Milho, aveia, arroz, trigo, soja, algodão;
Ionóforos na ração- Modifica a flora ruminal, melhora o ganho de peso e a conversão alimentar – não são absorvidos pelo trato digestivo e assim não deixam resíduos na carcaça – ajudam na prevenção contra a coccidiose.
Carneiros adultos devem ser alimentados preferencialmente à base de volumosos, com quantidade moderada de ração concentrada, visto que a ingestão em excesso de ração e pouco volumoso levam ao aparecimento de urolitíase obstrutiva (cálculos na uretra), o que consequentemente causa dificuldade em urinar ou obstrução total da urina, inviabilizando o reprodutor.
Como resultado, a criação de ovinos, sendo muitos destes de dupla aptidão, em conjuntura do manejo e nutrição apropriados podem proporcionar um bom retorno financeiro com o tempo, mesmo sendo preciso ou não de grandes investimentos iniciais e na procura de mercado os produtos comercializados podem ter uma boa valorização.
Referências:
https://www.embrapa.br/caprinos-e-ovinos
https://www.canalrural.com.br/tag/ovinos/
https://revistagloborural.globo.com/
https://www.portalagropecuario.com.br/ovinos-e-caprinos/criacao-de-ovelhas/
Uma resposta