Escore de Apgar: parâmetros para neonatos bovinos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.040 outros assinantes
escore apgar

Como surgiu o Escore de Apgar?

Historicamente, o escore de Apgar foi desenvolvido na medicina humana em 1953 pela anestesiologista Virginia Apgar e desde então, o mesmo vem sendo utilizado mundialmente para avaliar as condições dos neonatos após o nascimento.

Em outras palavras, o método foi elaborado com o objetivo de identificar rapidamente recém-nascidos que precisavam de cuidados adicionais após o parto.

Dessa forma, neste método os neonatos são avaliados no primeiro minuto de vida após os primeiros cuidados (corte do cordão umbilical, desligamento da placenta, desobstrução das vias aéreas superiores) e então são avaliados novamente no quinto e décimo minuto de vida (Franceschini e Cunha, 2007 apud Vassalo et al., 2014).

Dessa forma, o método de Apgar é baseado na avaliação de cinco variáveis sendo elas: frequência cardíaca, intensidade respiratória, tônus muscular, irritabilidade reflexa e colocação das mucosas. Então, para cada uma das variáveis é dada uma pontuação de zero a dois e a soma das mesmas varia de zero a dez.

Classificação do neonato com base na pontuação:

  • 0 a 3: o neonato é categorizado em estado grave;
  • 4 a 6: o neonato é categorizado em estado moderado;
  • 7 a 10:  o neonato é caracterizado em boas condições

Então, a baixa pontuação é indicatório de que o recém-nascido precisa de medidas reanimatorias (Loth et al., 2001; Franceschini e Cunha, 2007; Kredatusova et al., 2011 apud Vassola et al., 2014, p. 54).

Tabela 1: escore de Apgar para humanos (adaptado)

Escore de Apgar para animais domésticos

A princípio, o escore de Apgar foi desenvolvido para ser empregado na medicina humana, porém, na atualidade, algo semelhante foi criado pelos pesquisadores da Universidade de Guelph para avaliar a vitalidade de bezerros no pós parto.

A utilização desse escore de vitalidade tem como maior vantagem o fato de não apresentar nenhum custo ao ser utilizado, podendo ser realizado mesmo em locais de menor infraestrutura (Veronesi et al., 2009 apud Vassalo et al., 2014, p. 55).

Escore de vitalidade para neonatos bovinos

O escore de vitalidade do neonato está relacionado ao tipo de parto, em que o recém-nascido é proveniente, portanto, bezerros nascidos de partos eutócicos tendem a apresentar escore de vitalidade maior que os nascidos em partos distócicos.

Em outras palavras, a distocia é descrita como o conjunto de dificuldades no momento do parto, no qual pode vir a interferir na vitalidade do recém-nascido, ou seja, bezerros nascidos em partos distócicos podem ter seu vigor comprometido nas primeiras horas de vida e gerar efeitos fisiológicos como hipóxia e a acidose sanguínea, podendo resultar na diminuição da sobrevida do animal ou morte imediata (MARIS, Carla, 2007).

Parâmetros de avaliação

Aspecto visual

Consiste na avaliação da aparência e é dividida em duas categorias. Primeiramente, é avaliado o grau de coloração do mecônio (primeiras fezes do neonato), no qual pode ser indicativo de um parto estressante e pode ser facilmente avaliado por observação.

A segunda parte a ser observada é o inchaço da língua e cabeça.

Início dos movimentos

Logo depois, do tempo de avaliação e no momento do nascimento ter decorrido, o bezerro deve realizar algumas metas relacionadas a movimentos, logo, a pessoa que está avaliando deve anotar a hora e o movimento que o bezerro realizou até do dado momento. O bezerro fica de pé e anda? Alcançou a posição esternal apenas (em posição vertical)?

Capacidade de respostas em geral

Alguns testes podem ser realizados para avaliar a capacidade de reação do bezerro. Dessa forma, ao realizar um estimulo na cavidade nasal do bezerro com um canudo ou algo similar, o mesmo deve balançar a cabeça vigorosamente. Ao pinçar a língua o animal deve retira-la com rapidez e ao tocar o globo ocular o bezerro deve piscar e fechar os olhos.

Oxigenação

Nesta categoria, a mucosa do bezerro é analisada visualmente. Logo, elas devem ser de coloração rosa vivo caso contrário, se elas estiverem com a coloração rosa claro ou azulada é um sinal de que há falta de oxigenação.

Leia também: Escore de condição corporal em bovinos leiteiros

Caso o avaliador esteja presente no momento do parto também é possível medir a língua que se projeta dos lábios do bezerro, pois um estudo demonstrou que pode ter associação entre a oxigenação reduzida em bezerros e o comprimento da língua no momento do parto (Murray apud LEE, Karen, 2012).

Taxas

A verificação das frequências cardíaca e respiratória pode ser uma boa indicação se o bezerro está ansioso ou estressado. A medição da frequência cárdica pode ser realizada colocando a mão no peito do bezerro e contar o pulso por 15 segundos e multiplicar por quatro. Da mesma forma, este método pode ser utilizado para calcular a frequência respiratória do animal.

Tabela 2- escore de vitalidade do bezerro (adaptado)

Agora, se alguma das respostas a esses estímulos forem menores ou inexistentes é um indicativo de menor vitalidade do bezerro.

Por fim, é indiscutível que a aplicação do escore de vitalidade é importante para reduzir a taxa de mortalidade perinatal, independentemente da espécie. Além disso, sua praticidade e acessibilidade tornam sua aplicação extremamente importante e viável, visto que uma das maiores vantagens dessa avaliação é que a mesma não possui nenhum custo ao ser realizada.

Referências:

VASSALO, Flávia Gardilin et al. Escore de Apgar: história e importância na medicina veterinária. Revista Brasileira de Reprodução Animal, p. 54-59, 2014.

LEE, Karen, VIGOR score aids in newborn calf assessment, Progressive Dairy, acesso em: 27 Mar. 2021.

MARIS, Carla, Como a distocia afeta a saúde e a sobrevivência de bezerros?, Disponível em: Milkpoint.com.br, acesso em: 27 Mar. 2021.

MARIS, Carla. Avaliação da vitalidade de bezerros neonatos. Disponível em: Milkpoint.com.br, acesso em: 27 Mar. 2021.

CALF VIGOR SCORER. Calf VIGOR Scorer. Food Animal Production Medicine. Disponível em: vetmed.wisc.edu , acesso em: 28 Mar. 2021.

SILVA, M. R. H. da; COELHO, M. G. AVALIAÇÃO DA VITALIDADE DE BEZERROS
NEONATOS
. 2018. Artigo. Disponível em: publicacoes.unifran.br, Acesso em: 25/03/2021.

Tabela 1 adaptada- escore de Apgar para humanos, fonte: VASSALO, Flávia Gardilin et al. Escore de Apgar: história e importância na medicina veterinária. Revista Brasileira de Reprodução Animal, p. 54-59, 2014.

Tabela 2 adaptada – escore de vitalidade do bezerro, fonte: MilkPoint

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »