SISCAL- Sistema de Produção de Suínos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.001 outros assinantes
SISCAL- Sistema de Produção de Suínos

O Sistema Intensivo de Suínos Criados ao ar Livre (SISCAL) , baseia-se na criação de animais,  em ambientes naturais e subdivididos. É um sistema que fundamenta-se na criação de animais livres ou seja, o intuito dele é criar os animais das fases da reprodução ao período da creche, em ambientes abertos. Além disso, as etapas do crescimento e terminação  podem ser realizadas em sistemas fechados.

Como Funciona o SISCAL

É um sistema que permite uma boa flexibilidade, ainda mais que não necessita de grandes investimentos financeiros, porém ele exige uma boa gestão e respeito aos padrões ambientais para seu funcionamento.

Leia também: Enriquecimento Ambiental – Suínos

A princípio é um método que gera um ótimo custo-benefício, visto que não há necessidade de instalações, galpões e prédios. Neste método, é possível alterar o local de criação e também há uma menor ocorrência de uso de medicamentos. Em síntese ele é viável para todos os produtores, ainda mais é preciso um conhecimento básico para seu manuseio.

Critérios e Manejos para a adoção do Sistema:

  • Declividade(<15%), drenagem, cobertura do solo, por gramíneas resistentes ao pisoteio e de ciclo longo. 
  • Verificar a presença de plantas tóxicas (Baccharis coridifolia-Vassourinha; Melia azedarach-Cinamomo, dentre outros).
  • Solo com boa cobertura vegetal, ou seja que a princípio seja resistente ao pisoteio. Por exemplo: Consórcio de aveia preta com azevém; Capim – elefante, capim – gordura ; Além do mais, é preciso analisar a região e época do ano.
  • Cada matriz deve ter uma área de 800m², sendo estes piquetes subdivididos, onde eles devem ter um tempo de descanso do local (35 dias). E para leitões  da creche deve ser uma área com  70 m² para cada 2 à 3 animais.
  • Devem haver áreas cobertas e forradas(>ou=10cm de espessura) para animais da maternidade e creche. Além disso, há necessidade de sombreadores.
  • Uso de destrompe (argolas) nos septos nasais, afim de evitar que o suíno altere a camada superficial do solo.
  • Comedouros móveis e cobertos, podendo ser constituído por madeira, metálico;
  • Os terrenos podem ser divididos com arame ou cerca elétrica.

Enfim, o sistema de produção SISCAL seja como for, pode ser realizado em um ciclo completo ao ar livre ou um ciclo parcial. Ainda mais, ele possui custo de 32,95% inferior, ao contrário do sistema de confinamento, além disso, há vantagens de menor índice de mortalidade pós-nascimento e animais menos propensos a desenvolver enfermidades.

Referências:

htpp//:www.embrapa.com.br/

https://www.bibliotecaagptea.org.br

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »