Instalações para bezerras leiteiras

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes

Existem diversas opções quando o assunto é instalações para bezerras, variando de acordo com cada recurso disponível nas propriedades, estrutura entre outros. As mais comumente encontradas são os piquetes, galpões em baias coletivas ou individuais e as casinhas tropicais.

PIQUETES: nesse sistema, permanecem soltos o tempo todo, o que possibilita a expressão de seus comportamentos naturais. Deve haver locais com sombra disponível, seja por meio de árvores ou locais específicos com tela de sombreamento. Água disponível para todos é essencial, se possível em área concretada para evitar o acúmulo de lama ao redor em dias chuvosos. O cuidado aqui deve ser dobrado, dando atenção para possíveis acidentes e principalmente que as infestações ou doenças não sejam observadas muito tarde.

GALPÃO (COLETIVO E INDIVIDUAL): No coletivo, como ficam juntos, é importante que evite a alta densidade nas baias coletivas, respeitando no mínimo 2m2 por animal, sem correr o risco de serem pisoteados uns pelos outros. Já no individual, é mais eficaz quanto ao manejo sanitário e outras práticas de manejo.

Em ambos o piso coberto com feno é uma ótima pedida, pois além de ser mais fácil para a limpeza dos dejetos e sua devida reposição, proporciona o conforto desejado para os animais. Coloque cortina nas laterais do galpão, para de certa forma controlar o fluxo de ar, deixando fechadas em dias frios e controlando adequadamente em dias quentes.

CASINHAS TROPICAIS: é a criação em baias individuais ao ar livre. Tem movimentos limitados, já que ficam amarrados, somente com acesso ao abrigo e uma pequena área externa. Há maior controle na identificação de problemas e no consumo da ração ingerida, quando comparado ao sistema de piquetes.

No Brasil o mais utilizado é o sistema individual, tendo o galpão individual como o principal no sul do país. Seja qual for o tipo de instalação utilizada, devemos sempre nos atentar com todo tipo de manejo, principalmente sanitário. É muito importante que a higienização ocorra de forma adequada, de modo que propicie um ambiente limpo e livre de possíveis contaminações, o que acarretará diretamente no desenvolvimento das crias.

Referências:

Manual de Boas Práticas de Manejo: Bezerros Leiteiros

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »