Laminite em bovinos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 998 outros assinantes

Diversas enfermidades comprometem a saúde dos animais, causando impacto negativo na rentabilidade da pecuária. As principais enfermidades estão relacionadas aos problemas reprodutivos, em seguida vem as mastites e logo após, aparece as doenças do aparelho locomotor, como a laminite, que requer bastante atenção, isso porque afeta a produtividade dos rebanhos bovinos.

laminite é um processo inflamatório agudo das estruturas sensíveis da parede do casco, responsáveis pela formação e manutenção do casco, que resulta em claudicação e deformidade permanente do casco.

Essa patologia é pouco comum em bovinos e, quando se tem casos, normalmente está associado à ingestão excessiva de grãos (altas proporções de concentrados e baixa qualidade e quantidade de fibras), sendo portanto mais comum em animais confinados, animais de exposição e gado leiteiro.

É uma condição normalmente associada ao regime alimentar do animal, embora também possa estar associada a fatores genéticos, idade, fatores infecciosos como metritemastite, entre outros; fatores ambientais como umidade, contusão, estresse, traumas e até quadros de toxemia. Dependendo da causa e intensidade, a laminite se manifesta em vários tipos de lesões.

A laminite pode ser aguda, crônica ou subclínica, sendo esta última a manifestação mais comum da enfermidade. Os casos agudos são acompanhados de manifestação de dor intensa e tremores muscularessudorese e aumento da frequência cardíaca e respiratória. Nos casos crônicos, os cascos crescem em comprimento e a sola perde sua elasticidade e densidade normais, tornando-se mais quebradiça. A laminite subclínica é a forma mais importante da doença, porque, em geral, está associada a erros de manejo e as alterações são imperceptíveis pelo produtor.

O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível e busca remover a causa ou fator predisponente e o alívio da dor. A primeira medida após a constatação do problema é a remoção do animal para um piquete com forragem e água de boa qualidade, sem oferta de concentrado.

Referências:

MARTINS, I. S.; FERREIRA, M. M. G.; ROSA, B. R. T.; BENEDETTE, M. F. REVISTA CIENTÍFICA ELETÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA – ISSN: 1679-7353. São Paulo, Ano VI – Número 10 – Janeiro de 2008.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »